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Apostar na sustentabilidade é bom para o planeta, comunidades e negócios

por Universo Jatoba

Essa foi a conclusão de especialistas e representantes do setor privado que se reuniram no início de novembro (9) em São Paulo, para o Fórum Pacto Global.

Realizado no Museu de Arte da capital paulista (MASP), o evento reuniu lideranças corporativas que fazem parte do Pacto Global das Nações Unidas para debates sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Paulo Stark, da Siemens Brasil, alertou que o dirigente que vê a preocupação com sustentabilidade apenas como um plano de marketing comete um grande erro. “Cedo ou tarde, você será desmascarado”, afirmou, defendendo ações genuínas.

Também presente a diretora de Relações Institucionais da organização sem fins lucrativos Endeavor Brasil, Marcela Zonis, ressaltou que o empreendedorismo responsável pode ser o motor da economia. A instituição para a qual trabalha cria pontes entre grandes e pequenas empresas para promover crescimento econômico diminuindo os níveis de miséria. “Há estudos de que o aumento de 1% na renda de um país já acarreta a diminuição de 3% da pobreza”, contou.

À frente da AMBEV, Bernardo Paiva disse que “é impossível ter uma empresa por mais de cem anos se a gente não se engajar com os ODS”. segundo ele, uma empresa que não pensa seu impacto na sociedade a longo prazo já não sobrevive. “Se a gente não evolui pelo caminho que estamos discutindo aqui, lá na frente ninguém vai querer trabalhar na nossa empresa e o consumidor não vai querer nossos produtos”, enfatizou.

Trabalho decente e mudanças climáticas são destaque

Em pesquisa realizada pelo Pacto Global com as 20 empresas que compõem seu comitê brasileiro, a iniciativa da ONU revelou cerca de 40% das corporações integrantes do organismo já desenvolvem ações para implementar a Agenda 2030 das Nações Unidas. Outros 35% dos membros do comitê planejam estratégias futuras para cumprir os ODS.

A análise aponta que os Objetivos Globais mais populares entre as companhias são os de nº 8 (trabalho decente e crescimento econômico) e nº 13 (combate às mudanças climáticas).

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