Ujatoba_bacias1

Projeto luta pela conservação de bacias hidrográficas

por Universo Jatoba

Ninguém vive sem água. Por isso, a preservação e o consumo consciente deste bem cada vez mais escasso é tão importante. Hoje o Universo Jatobá apresenta um projeto que preza pela conservação da Bacia Hidrográfica dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, em São Paulo.

A inciativa foi lançada este ano e, neste dia 6 de setembro, será apresentada na Semana Mundial da Água, em Estocolmo, na Suécia, um importante evento sobre o tema água no mundo, que reúne anualmente centenas de pesquisadores, especialistas, empresários e lideranças políticas desde 1991.

O principal conceito do projeto é o de Pagamento por Serviços Ambientais, que está centrado na ideia de que as áreas naturais prestam uma série de serviços para a sociedade, sendo que garantir a quantidade e a qualidade da água é um dos mais importantes deles. Por isso, manter as florestas em pé tem um valor que pode ser pago por quem se beneficia deste serviço ambiental e recebido por quem as protege – os produtores rurais.

Dessa forma, os produtores locais que se comprometem a adotar práticas de conservação em suas propriedades – como ações de recuperação de áreas degradadas, de conservação dos remanescentes florestais, e de manejo adequado do solo – podem receber uma compensação financeira pelos benefícios prestados à sociedade.

A iniciativa é uma nova etapa do Projeto Bacias, uma das principais ações do Movimento CYAN – quem vê água enxerga o seu valor, da Ambev. Lançado em 2010, o CYAN tem como intuito chamar atenção da sociedade para a importância de se conservar a água. O Projeto Bacias é sua ação especifica voltada para a recuperação e preservação de bacias hidrográficas importantes do país.

A The Nature Conservancy é uma das organizações referência no desenvolvimento de projetos de Pagamentos por Serviços Ambientais no Brasil. Hoje, atua em mais de 10 projetos em parceria com municípios, estados e a iniciativa privada, beneficiando mais de 700 proprietários rurais. Esses projetos fazem parte da Aliança Latino-americana de Fundos de Água, que tem como objetivo criar e fortalecer os Fundos de Água por toda a América Latina e Caribe.

No Brasil, atua desde 1988 promovendo iniciativas de na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal, com o objetivo de compatibilizar o desenvolvimento econômico e social dessas regiões com a conservação dos ecossistemas naturais.

O que você acha da ideia? Mande a sua opinião.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!