universo-jatoba-maquina1

Máquina transforma a umidade do ar em água potável

por Universo Jatoba

A cidade de São Paulo vive uma grave crise hídrica. As chuvas que eram esperadas não vieram e o nível dos reservatórios do sistema Cantareira e Alto Tietê não páram de cair. Outros estados do país também estão enfrentam a mesma situação. E nós ficamos na torcida para que a chuva chegue para ajudar a solucionar esse problema. Mas não adianta só depender de um fenômeno natural como a chuva. Os nossos governantes precisam elaborar um plano para evitar a falta de água.

Por enquanto diversos setores estão em busca de soluções para minimizar os efeitos da crise hídrica. Pesquisadores criaram uma máquina que transforma a umidade do ar em água. E a boa notícia é que esse equipamento já está disponível aqui no Brasil. Chamada de Aozow, a máquina será vendida pela empresa Ecomart e foi apresentada durante a Expo Arquitetura Sustentável, que aconteceu em São Paulo no final do mês de agosto.

A Aozow utiliza o processo de condensação para transformar a umidade do ar em água potável. A máquina funciona com eletricidade e a produção de água ocorre através de um microcomputador interno. Ela é capaz de gerar água fria e quente, com temperatura que chega até 80ºC.

universojatoba-maquina2

Essa máquina tem capacidade para produzir até 12 litros de água em 24 horas. Para isso, é necessário que a taxa da umidade relativa do ar esteja em 40%. Se a umidade estiver alta, em torno dos 90%, a Aazow pode gerar até 34 litros de água por dia.

O equipamento conta com um filtro que retira todas as impurezas do ar e por isso a água já sai da máquina pronta para ser consumida. A máquina é produzida na China e ainda não informaram o preço que ela será vendida aqui no Brasil. Esse equipamento é uma ótima alternativa para os bairros que já vem sofrendo com constantes falta de água.

Fotos: Divulgação

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!