Ujatoba_foz

Cooperação Mundial pela Água

por Universo Jatoba

Os debates fervilham aqui em Foz do Iguaçu, em torno da Cooperação Mundial pela Água, tema da campanha da ONU deste ano. O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais trouxe nomes brilhantes pra discutir o destino do bem mais preciso para a manutenção de vida.

Temas pra gente refletir:

1. O mundo está ficando sem água doce. DOIS BILHÕES DE PESSOAS  MORAM EM REGIÕES QUE APRESENTAM ESTRESSE HÍDRICO. Tudo por causa do  USO EXCESSIVO E DO DESLOCAMENTO da água.

2. A cada dia, mais pessoas vivem  sem acesso à ÁGUA LIMPA. O número de crianças mortas devido à água suja supera o de mortes por guerra, malária, AIDS e acidentes de trânsito. Enquanto os ricos bebem água de alto nível de qualidade, milhares de pessoas pobres têm acesso apenas à água contaminada de rios e de poços locais.

3. UM PODEROSO CARTEL CORPORATIVO DA ÁGUA SURGIU para assumir o controle da água, a fim de obter lucro em benefício próprio. As corporações fornecem água para beber e recolhem a água residual; COLOCAM ENORMES QUANTIDADES DE ÁGUA EM GARRAFAS PLÁSTICAS E NOS VENDEM A PREÇOS EXORBITANTES; as corporações estão desenvolvendo tecnologias novas e sofisticadas para reciclar nossa água suja e vendê-la de volta; elas extraem e movimentam a água através de enormes dutos, RETIRANDO-A DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E AQÜÍFEROS COM O OBJETIVO DE VENDÊ-LA PARA GRANDES CIDADES E INDÚSTRIAS; AS CORPORAÇÕES COMPRAM, ARMAZENAM E VENDEM ÁGUA NO MERCADO ABERTO. E o mais importante: as corporações querem que os governos desregulamentem o setor hídrico e permitam que o mercado estabeleça uma política para a água.

4. Temos que criar leis de PROTEÇÃO À ÁGUA DE FONTE e que obriguem a indústria e a agricultura industrial a pararem de poluir os sistemas hídricos; temos que conter A MOVIMENTAÇÃO MACIÇA DE ÁGUA POR DUTOS, NAVIOS-TANQUES E OUTRAS FORMAS DE DESVIO.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!