Ujatoba_agricultura_seca

Chuva sólida: será a solução para a seca?

por Universo Jatoba

A irrigação agrícola é uma das atividades que mais consomem água. Esse é considerado um dos maiores desafios globais quando o assunto é sustentabilidade. Mas há quem enxergue uma luz no fim do túnel. Já ouviu falar da Chuva Sólida? Pois é, pesquisadores desenvolveram uma proposta que permite o cultivo, inclusive, em regiões de seca, e que pode aumentar a colheita em até 300%.

A Chuva Sólida é um pó que absorve enormes quantidades de água e a libera aos poucos. Apenas 10 gramas comporta até 1 litro de água. O material é feito com um tipo de polímero absorvente criado na década de 70, pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, e que foi muito usado na fabricação de fraldas.

A ideia de ir além foi de Sérgio Jesus Rico Velasco, um engenheiro químico mexicano. Ele desenvolveu o produto e já o vende há cerca de 10 anos no México. A água encapsulada pode durar até 10 anos sem prejudicar o solo, pois é natural e não é tóxico. E quanto mais pura, melhor. O ideal, segundo a empresa, é usar 50 kg por hectare, que saem por R$ 3.500.

Mas, há controvérsias. Para outros pesquisadores, não existe comprovação científica para a eficiência do produto. Além disso, quando o gel seca, ele tende a sugar a água que seria das plantas. Apesar de tudo, a Chuva Sólida está sendo vendida para regiões áridas, como Índia e Austrália.

Será que o problema da seca acaba aqui?

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!