Ujatoba_agua

Água potável: um desafio para o Brasil

por Universo Jatoba

O simples hábito de buscar um copo de água limpa na cozinha ou de contar com ela para aquele banho diário está muito longe da realidade de muita gente aqui no Brasil. Segundo o Ranking Trata Brasil, que avalia os serviços de saneamento nas 100 maiores cidades do País, as populações das regiões Norte e Nordeste são as que mais sofrem com este problema, o que não exclui os outros estados. Elas tiveram as menores parcelas de domicílios atendidos pelo serviço, com 13,5% no Norte e 33,8% no Nordeste.

Isso porque o Brasil faz parte dos 189 países que adotaram a meta da Declaração do Milênio, apresentada pela ONU em 2000. A intenção é reduzir pela metade o número de habitantes sem acesso permanente à água potável. Mais do que uma questão de saúde pública, o plano impacta a economia do país: a cada R$ 1 investido em saneamento, geramos economia de R$ 4 na área de saúde.

Responsabilidade Social

Existem projetos empenhados em mudar este triste cenário nacional, como é o caso da campanha Água Solidária, da Unilever.  O objetivo é levar água segura para meio bilhão de pessoas no mundo até 2020. A iniciativa, que ocorre em parceria com a Pastoral da Criança, atua com a conscientização sobre os riscos das doenças causadas pela água contaminada e também com a doação de purificadores de água da marca.

O projeto ocorre desde 2011 e visa beneficiar mais de 14 mil brasileiros. De acordo com a Pastoral da Criança, nas três comunidades atendidas, o índice de doenças infecciosas em crianças após o uso de água do purificador Pureit foi reduzido em 6,5%.

A grande novidade é o lançamento de mais um modelo do produto, o Pureit Autofill, com sistema de abastecimento automático que pode ser ligado diretamente à tubulação hidráulica das casas, trazendo ainda mais praticidade. Em todo o mundo, Pureit já levou água segura para mais de 50 milhões de pessoas. Ele traz um sistema de purificação, que não só filtra os microorganismos, como também os remove, por meio de uma “tecnologia programada de liberação de cloro”. No último estágio, o purificador ainda retira o cloro para deixar a água cristalina e sem cheiro.

E tem mais: ele possui um indicador que avisa a hora de trocar o kit de purificação. E, como uma garantia adicional de segurança, o produto ainda traz um exclusivo sistema automático de bloqueio, evitando o consumo de uma água não purificada.  Além disso, não precisa ser conectado à rede elétrica, o que o torna mais econômico e sustentável.

Clique aqui e conheça, compartilhe a sua mensagem para as comunidades atendidas pela Pastoral e apoie esta causa.

Leia também

Água segura para comunidades de risco

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!