Ujatoba_agua_bahia2

Água boa chega a comunidades rurais na Bahia

por Universo Jatoba

Não é de hoje que a população da região Nordeste está entre as que mais sofrem com o problema do acesso a água potável. Mas a notícia é boa: pelo menos cinco comunidades rurais do município de Ibotirama, na região do Médio São Francisco baiano, estão sendo beneficiadas com acesso a água. Os moradores de Canabrava, Poço de Nezinho, Sítio Novo, Itapeba e Santa Cruz receberam da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) seis mil tubos e duas caixas d’água com capacidade para dez mil litros, que farão captação e armazenamento de água.

A entrega dos equipamentos ocorreu em meio à Conferência Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Na Conferência, a Codevasf apresentou para a sociedade civil algumas de suas principais ações no Território do Velho Chico – especialmente aquelas de convivência com a seca, como a instalação de cisternas para consumo humano, poços, construção de sistemas simplificados de abastecimento de água, barreiros, barragens, aguadas, doações de kits de irrigação e kits de apicultura.

As propostas discutidas serão levadas à Conferência Estadual que, por sua vez, servirá de base para a Conferência Nacional, prevista para outubro. “A Codevasf tem importante papel nesse processo de territorialização, que representa uma nova forma de organização, e não de administração”, diz o superintendente da Codevasf em Bom Jesus da Lapa (BA), Lourival Gusmão.

O Território do Velho Chico reúne os municípios de Barra, Bom Jesus da Lapa, Brotas de Macaúbas, Carinhanha, Feira da Mata, Ibotirama, Igaporã, Malhada, Matina, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riacho de Santana, Serra do Ramalho e Sítio do Mato.

Só neste ano, a Codevasf já doou para a região 47 caixas d’água de 10 mil litros, 7 caixas d’água de 5 mil litros, 126 caixas d´água de 1 mil litros, mais de 36 mil tubos de PVC e 24 kits de irrigação para diversas comunidades em São Félix do Coribe, Serra Dourada, Coribe, Riacho de Santana, Ibotirama, Guanambi, Serra do Ramalho, Seabra, Bom Jesus da Lapa, Feira da Mata e Igaporã.

Cerca de 120 mil habitantes da região rural, fortemente atingida pelos efeitos da estiagem, serão beneficiados pelos equipamentos de acesso a água.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!