
5 dicas para enfrentar o forte calor de uma maneira sustentável
Em poucos dias deste 2017, já percebemos que o calor não está para brincadeiras. E com a alta temperatura nos acostumamos a utilizar a água e a energia elétrica em abundância para combater a sensação térmica elevada. Por isso, damos algumas dicas eficazes para termos uma atitude sustentável e enfrentarmos o verão sem sacrifícios. Confira!
Substitua o o ar condicionado pelo ventilador
Sabemos que estar em um ambiente com ar condicionado, enquanto lá fora está um calor de derreter, é uma delícia. No entanto, o consumo energético do aparelho não é nada sustentável. De acordo com a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), um aparelho de ar condicionado pode consumir de 120 a 240 kWh de energia por mês, enquanto um ventilador de teto gasta apenas 28,8 kWh. Já o ventilador de chão gasta 15 kWh no mês, em média.
“Turbine” o ventilador
Com o passar do tempo, em um ambiente abafado, nem o ventilador dá conta, certo? Nesse caso, uma saída simples e eficaz é colocar água ou gelo próximo ao aparelho. Dá resultado.
Desligue o sistema de aquecimento do chuveiro
Se a saída for tomar aquele gostoso banho para se refrescar, então que seja através de banhos frios. Assim, você economiza muita energia e não sai do chuveiro suando novamente.
Faça uso de uma garrafinha com spray
O banho é uma boa saída, mas tomar inúmeros banhos por dia também é um desperdício de água. Nada sustentável, não é mesmo? Por isso, utilize aquelas garrafinhas com um spray na ponta.
Evite sair em horários com o sol muito forte
Sempre que possível, evite ir às ruas quando o sol está muito alto e forte. Organize a rotina para que, principalmente as atividades físicas, sejam feitas na primeira parte da manhã ou depois das 17 horas, quando o sol começa a enfraquecer.
Deixar um comentário