1 - Diálogo
Os pais devem conversar sobre como agir em determinadas situações na educação dos filhos. Se o pai ou a mãe não concordarem em alguma conduta, o ideal é realizar a discussão longe da criança para tentar chegar a um consenso, para que um não tire a autoridade do outro na frente do filho.
2 - Tenha cuidado com as palavras
Uma frase dita para uma criança pode magoar mais do que um castigo físico. Por isso, tome cuidado com as palavras ao falar com o seu filho. Palavras como "por favor", "obrigada"", "com licença" e "desculpe" devem ser utilizadas tanto pelo adulto, quanto pela criança.
3 - Respire fundo
O nervosismo não vai levar a nada e a criança vai ficar ainda mais descontrolada. Ao viver uma situação tensa, lembre-se de respirar fundo para se acalmar. A tática também pode ser usada com os pequenos, coloque a criança sentada e ajude-a a respirar fundo até se acalmar.
4 - Converse com a criança
O diálogo com os filhos pequenos é essencial para que eles entendam como devem se comportar em determinadas situações.
5 - Explique sobre causas e consequências
Os pequenos não sabem o que determinado comportamento pode causar. Por isso, converse com a criança sobre os perigos que algumas atitudes podem representar.
6 - Dê o exemplo
A maneira de agir dos pais e das pessoas que vivem ao redor da criança são muitos importantes, pois influenciam o modo que os pequenos vão reagir em algumas situações. As crianças se espelham nos adultos, então fique atento com o que tudo você fala ou faz.
7 - Questione
Se o seu filho fez birra ou manha, pergunte com voz baixa e calma qual foi o motivo daquele comportamento. Se ela não conseguir responder imediatamente, não pressione a criança, pois nessa fase ela ainda não sabe se expressar muito bem por meio de palavras.
8 - Mostre o comportamento correto
Sempre ressalte como a criança deveria ter reagido naquela situação. Se ela não gostou da comida e cuspiu, por exemplo, diga que ela deve falar que não gostou e usar o guardanapo para descartar o alimento.
9 - Elogie as boas ações
Só reclamar de tudo que o seu filho fez de errado não vai surtir um bom resultado. Lembre-se de sempre elogiar aquilo que a criança fez corretamente e mostre que aquele comportamento te deixou feliz.
10 - Interação
Dê atenção aos pequenos e sempre mostre interesse às perguntas que eles fizerem e na sequência responda ao questionamento. Essas atitudes são tão importantes quanto um beijo e um abraço e demonstram que você se preocupa com o seu filho. A troca de afetos é essencial no processo de educação da criança.
Deixar um comentário