Ujatoba_livro

Lançamento do Livro Vermelho da Flora do Brasil

por Universo Jatoba

Nesta terça, eu estarei presente no lançamento do Livro Vermelho da Flora do Brasil. São mais de mil páginas que expõem os resultados de pesquisas sobre espécies raras da nossa flora. Gustavo Matinelli e Miguel Ávila Moraes, pesquisadores ligados ao Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), entidade vinculada à Diretoria de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, elaboraram o livro que mostra que de 4.617 espécies avaliadas, 45,9% foram classificadas como ameaçadas.

O Brasil concentra até 14% da diversidade de plantas do mundo, com quase 44 mil espécies catalogadas e milhares ainda desconhecidas pela ciência. Aqui estão localizadas duas das 34 áreas de grande diversidade de espécies com alto risco de extinção, que são a Mata Atlântica e o Cerrado.

A proposta do Centro Nacional de Conservação da Flora é coordenar os esforços nacionais de conservação de plantas. A meta é, até 2020, concluir a avaliação de risco de extinção de todas as espécies conhecidas de plantas brasileiras.

O evento é nesta terça, 3/12, das 18h às 22h, no Solar da Imperatriz, no Jardim Botânico, e contará também com a presença da Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!