Ujatoba_protetor

Proteja-se do sol na medida certa

por Universo Jatoba

Sol é o que não falta no Brasil, mas a pele pede cuidados. Afinal, quem não quer evitar o envelhecimento precoce das células e o câncer de pele? Hoje, a pedido da leitora Elisabete, o Universo Jatobá fala sobre a importância do uso do protetor solar e também esclarece se ele é nocivo para o ser humano e o ecossistema.

Fato é que o protetor solar deve ser usado todos os dias. É uma regra para entrar na rotina, assim como escovar os dentes. O fator de proteção ideal e o produto certo para cada tipo de pele deve ser indicado com a ajuda do seu dermatologista de confiança. Não tem como fugir da consulta.

Os especialistas indicam passar o filtro solar uniformemente pela pele de 15 a 30 minutos antes de sair de casa. Esse tempo é necessário para a completa absorção do produto. A Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda utilizar 1 colher de chá de protetor solar para o rosto e pescoço, 1 colher de sopa para a parte da frente do tronco, 1 colher de sopa para a parte de trás do tronco, 1 colher de sopa para os braços e 1 colher de sopa para pernas e pés. Lembrando que os produtos para corpo e rosto têm fórmulas diferentes. O filtro solar corporal é mais denso e pode causar acnes em peles oleosas.

E tem mais: a proteção não dura o dia todo. É importante retocar de 2 em 2 horas para garantir o efeito. Se o dia for de piscina ou praia, tenha cuidado redobrado! Neste caso, é indicado retocar também sempre que sair da água, porque o contato com a água e o vento acaba com a eficiência do produto.

Bronze x proteção

Se a ideia é pegar um bronze, é melhor não utilizar o protetor solar? Errado. É possível se bronzear com proteção. O uso de protetor solar traz bronzeamento saudável. Uma boa dica é investir em um cardápio rico em alimentos que estimulam o bronze, como a cenoura e a beterraba. Clique aqui, confira os benefícios e anote uma receita de suco pré-bronze.

Respeite a sua genética. Quem for mais branquinho (a), por exemplo, precisa ter mais cuidados ainda na hora de se expor muito ao sol. Clique aqui e confira mais dicas para cuidar da saúde da sua pele.

A Vitamina D também é importante quando se trata deste assunto. Quer saber mais? Clique aqui. 

Protetor solar e o meio ambiente

Um estudo feito em 2008 pela Universidade Politécnica de Marche, na Itália, alguns componentes químicos presentes nos protetores ameaçam a vida dos corais. Isso porque provocam uma infecção que causa o branqueamento do organismo. A pesquisa, que foi feita em regiões como México, Indonésia, Tailândia e Egito, mostra que pouca quantidade do produto já traz danos ambientais. A proposta dos pesquisadores é que haja leis que limitem o acesso humano em regiões onde os corais já são ameaçados por outros fatores como, por exemplo, o aquecimento das águas do mar.

Confira algumas opções de protetores solares orgânicos:

Badger 

Alba Botânica 

– Caribbean Solutions 

Proteja a sua pele e colha os frutos com o passar dos anos.

Leia também

Suco para manter a pele linda

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!