Ujatoba_gestante_

Pilates para gestantes

por Universo Jatoba

Vem pra este corpo, que ele te pertence!!! Eis a voz do Pilates convidando você, mamãe, a se entregar aos encantos e benefícios desta técnica durante a gestação.

A gravidez é um período em que o corpo da mulher passa por muitas transformações. Uma atividade física completa como esta pode ser uma ótima aliada para a gestante ter um gravidez saudável e sem dores.

O pilates foi criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial e o método começou a ser praticado por bailarinos. A partir dos anos 90, o pilates se tornou popular e começou a atrair milhares de adeptos por todo o mundo. Nos Estados Unidos, primeiro país que recebeu um estúdio de pilates, estima-se que mais de dez milhões de pessoas pratiquem a modalidade. No Brasil, não há um número preciso, mas o quantidade de estúdios e academias com aulas de pilates aumenta a cada ano.

“O pilates é um método que pode trazer conforto à gravidez e ao parto, focalizando a estabilidade da musculatura postural e do assoalho pélvico, melhora a concentração, a força muscular, o equilíbrio, a coordenação e a qualidade dos movimentos”, ressalta a fisioterapeuta e professora de pilates, Tatiana Ambrósio Jorge.

Geralmente não há contra-indicações para a prática da modalidade durante a gravidez. Mas, assim como toda atividade física, é muito importante que a gestante procure um médico antes de iniciar as aulas de pilates para garantir a saúde da mamãe e do bebê. “Se não houver contra-indicações médicas para a realização de exercícios, as aulas de pilates podem ser iniciadas a partir do quarto mês de gestação e devem ser finalizadas no oitavo mês de gravidez”, explica Tatiana. Gestantes com descolamento prematuro de placenta, sangramento persistente ou com alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

O pilates pode ser um ótimo exercício para aliviar desconfortos sentidos durante a gravidez. “As aulas de pilates para gestantes são importantes durante todo período gestacional, seu principal benefício é para a postura, aliviando tensões musculares e dores provocadas pela sobrecarga de peso”, afirma Tatiana.

Após o nascimento do bebê, a prática de pilates pode ajudar na tonificação do abdômen e auxiliar na rápida recuperação da mulher. “As aulas de pilates são importantes, tanto no pré, quanto no pós-parto. Entre os benefícios estão a recuperação do assoalho pélvico, abdominal e músculos da coluna vertebral, melhora da postura, que sofreu durante a gravidez e continuará sofrendo devido às posições assumidas na hora de carregar e amamentar o bebê”, comenta Tatiana. O médico deve indicar quando a mulher está liberada para retornar às aulas de pilates.

Se você se interessou, pesquise se os profissionais são habilitados para ministrar o pilates, faça uma sessão experimental para saber se você gosta do método e boa aula!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!