Ujatoba_Oleo-de-cozinha_sxc

Óleo de cozinha vira tinta de impressão

por Universo Jatoba

Você já pensou nos benefícios do descarte correto do óleo que é usado na sua cozinha? Eles já! Foram 2 anos e meio de pesquisa para conseguir este grande feito! Transformar óleo de cozinha em tinta para impressão era o objetivo dos alunos Vinícius Mello e Guilherme Bandeira, da Universidade de Brasília (UnB). Com o auxílio do professor Paulo Suarez e da pesquisadora Mercedes Pannizzi, da Embrapa, eles conseguiram um resultado satisfatório. A importância do trabalho foi reconhecida com um incentivo de R$ 25 mil, que trouxe liderança da 13ª edição do Prêmio Abrafati-Petrobras de Ciência em Tintas.

Primeiro é necessário submeter o óleo a altas temperaturas na presença de um catalisador, que foi desenvolvido e patenteado pelos pesquisadores por vários fatores, inclusive o de diminuir o tempo necessário de reação, economizando energia. No final, é obtido um material muito viscoso, que é a base para a tinta. Aí basta adicionar os pigmentos, para fornecer a cor, e as cargas neutras, para ajustar a textura da tinta.

Recentemente eles desenvolveram um processo que descarta o uso da carga para atingir a textura das tintas, necessitando apenas dos pigmentos. Assim, é possível obter tintas de várias cores, inclusive o branco. Outro ponto positivo: os subprodutos gerados podem voltar para o processo e gerar energia ou mesmo serem utilizados como biocombustíveis.

Este é um estudo inédito no mercado brasileiro e, além de sustentável, chega a ser 10 vezes mais barato do que os produtos usuais.  Agora a ideia é correr atrás de incentivos para usar as tintas em grande escala. Eles estão atentos às propostas, mas nenhum acordo foi fechado.

Arte e Exposição

O artista plástico Ramon Carvalho, também aluno da UnB, usou a tinta tipográfica de óleo de fritura com a técnica da xilogravura. As obras já ficaram expostas, no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UnB, mostrando o processo desde o tratamento do óleo de cozinha até a confecção das obras de arte.

Viu só que interessante? Quando você faz o descarte correto, ao invés de poluir os rios, o óleo pode ser uma alternativa sustentável não só para a impressão de panfletos, revistas e jornais. Vai além e vira arte!

Leia também:

Descarte de óleo de cozinha

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!