Ujatoba_tintura_cabelos

Tintura de cabelo na gravidez

por Universo Jatoba

Vou te contar um segredo. Cerca de 30% dos meus fios de cabelo são brancos! Você nunca reparou porque uso tonalizante a cada 20 dias, especialmente numa mecha que se concentra bem na franja. Quando engravidei, tratei de perguntar para a minha médica o que eu poderia fazer para manter a cabeleira castanho escuro. Ela desaconselhou a tinta, mas permitiu o tonalizante a cada 2 meses. Neste intervalo, eu usava uma maquiagem para disfarçar os fios brancos.

Cada caso é um caso e você precisa conversar com seu médico para entender os seus limites. A maioria deles é contra a tintura do cabelo durante a gravidez, mesmo sendo o tonalizante ou a henna natural.

Eles argumentam que a amônia é tóxica e pode prejudicar o desenvolvimento do bebê. Tome cuidado também com os alisamentos, pois alguns usam substâncias químicas muito fortes e também tóxicas.

Pesquisas tratam da relação entre a tintura durante a gestação e os casos de câncer infantil. O biólogo Arnaldo Couto uniu-se ao Inca, Instituto Nacional do Câncer, e à Fundação Oswaldo Cruz, avaliou 650 mães de todo o Brasil, exceto da região Norte, e constatou que há relação entre o uso de química nos cabelos e o risco de leucemia no bebê.

O uso desses produtos nos primeiros 3 meses de gestação praticamente duplica a chance de uma criança de até 2 anos desenvolver a doença. Outro fator que reforça a proibição é que as mulheres estão, de fato, mais sensíveis e alguns produtos podem causar alergia.

Aqui vão algumas dicas para os cuidados com os cabelos durante a gravidez:

Abuse das hidratações, tome muita água, corte os fios de três em três meses e converse com o médico para tomar algumas vitaminas, isso pode ajudar!

Uma sugestão natural é a hidratação com abacate. Os ácidos graxos e seus lipídios combatem o frizz com eficiência. A receita é simples: basta bater meio abacate no liquidificador (ou amassar bem) e passar nos fios, que devem estar úmidos e limpos, e deixe agindo por 20 minutos. Depois é só enxaguar!

yesyesyes