Ujatoba_gestante

Cuide do coração durante a gravidez

por Universo Jatoba

É uma fase em que tudo está acelerado, inclusive o coração! O bebê vem vindo e a ansiedade está a mil por hora. Segundo especialistas, o ritmo cardíaco da mamãe aumenta até 60% durante a gestação, que é também motivado pelo aumento no volume de sangue.

Além das emoções do período de espera do filho, o coração da grávida também tem seu trabalho aumentado, pois bombeia cerca de 40% mais sangue a cada batimento, número que atinge o seu ápice por volta da 32ª semana. “Esses números reforçam a importância de se ter atenção redobrada com o coração no período gestacional”, o cardiologista Dr. Marcelo Queiroga, presidente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista.

Mulheres que têm algum tipo de doença cardiológica diagnosticada e são tratadas com anticoagulantes orais precisam ter uma gravidez planejada com bastante antecedência para evitar trabalho de parto prematuro, restrição de crescimento do feto, alterações da vitalidade fetal e rompimento da bolsa gestacional.

Alguns sintomas da gravidez são parecidos com os de doenças cardíacas, como tontura, aceleração de frequência cardíaca e aumento do ritmo respiratório. Quando persistem é indicado buscar um cardiologista.

Na 32° semana o coração trabalha 33% mais rápido do que o convencional para dar conta do volume de sangue que aumenta. O obstetra deve ser informado de qualquer mal-estar como sangramento, dores de cabeça ou contrações. Eles podem ser sinais de alerta.

Leia também

Indícios de gravidez

Alimentos podem ajudar a controlar enjoos 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!