
Confira ótimas técnicas para reduzir a dor do parto
Quem já foi mãe afirma, com todas as letras: “a dor do parto é a maior dor que existe”. Se isso é verdade, só mesmo horas antes da chegada do bebê é possível tirar a prova.
Acontece que, além do conceito de dor ser muito relativo e variar consideravelmente de pessoa para pessoa, já existem diversas técnicas para diminuir tamanha dor e fazer com que os momentos que precedem o parto sejam menos dolorosos e sofridos.
Outro fator que faz com que a dor seja ainda pior é o medo. Quando a mulher fica nervosa ou assustada porque não sabe exatamente o que vai acontecer, ela tende a sentir ainda mais as contrações por causa da tensão.
Pensando no seu bem estar e desejando que você tenha um parto tranquilo, o Universo Jatobá reuniu algumas técnicas que reduzem a dor do parto. Confira!
1 – Exercícios ao longo da gravidez
Quando a mulher faz exercícios físicos ao longo da gravidez, ela estará mais resistente a dor na hora do parto. Desta forma, sua musculatura estará mais firme e ela terá maior controle sobre o seu corpo. Vale consultar um fisioterapeuta para saber qual o melhor exercício a ser feito durante a gestação.
6 – Anestesias
Parece óbvio, mas realmente utilizar anestesias vai diminuir a dor. Ela varia de acordo com o tipo de parto e pode ser aplicada tanto no momento do nascimento, quanto depois de certa dilatação.
5 – Acompanhante sempre por perto
Não tem coisa melhor na hora de enfrentar o desconhecido do que ter alguém por perto. Não importa se é o parceiro ou os pais da futura mamãe, a questão é que ter um ente querido nesse momento ajuda muito no alívio da dor.
4 – Movimente-se
Engana-se quem pensa que a mulher precisa ficar na cama durante todo o trabalho de parto. Bolas de pilates e cavalinhos são ótimos aliados nesse momento e esses instrumentos estimulam a movimentação da mulher. Além de aliviarem a dor, tais movimentos reduzem o tempo do parto e ainda acomodam melhor o bebê na bacia da mãe.
3 – A respiração
Assim como é importante ao longo da vida, ter uma respiração correta na hora do parto também é fundamental. Além de ajudar na oxigenação, também reduz a liberação de substâncias que pioram a dor e dão maior controle emocional. E é preciso que a futura mãe entenda que ela terá que fazer dois tipos diferentes de respiração. Durante as contrações, a melhor é aquela profunda e lenta, para oxigenar melhor o corpo. Já na hora de “expulsar” o bebê, é mais indicada a famosa respiração cachorrinho, rápida e curta.
2 – Massagens relaxantes
Aproveitando o acompanhante, ele pode fazer massagens relaxantes enquanto o bebê não nasce. E não precisa ser nada muito elaborado, não. Peça para que ele faça movimentos circulares com as mãos abertas nas costas, nuca e ombros. Isso vai fazer com que você relaxe.
Fotos: Thinkstock
Deixar um comentário