Universo-Jatoba-yoga-gravidez1

Benefícios da yoga durante a gravidez

por Universo Jatoba

Eu já era uma aluna assídua, mas quando soube que estava grávida, aumentei o número de aulas de yoga. Fazia três vezes por semana, doida por mais tempo para  incluir a prática todos os dias. E me fez um bem danado! Diante de uma gravidez de risco, cheia de intercorrências, a yoga me ajudou a respirar melhor, aplacar a ansiedade, relaxar e obter mais serenidade e equilíbrio. Os ganhos físicos foram muitos também. Mais flexibilidade, músculos tonificados e postura de manequim!

A prática de yoga ensina a grávida a escutar o próprio corpo, por isso pode ser uma ótima aliada para a futura mamãe. “A yoga prepara o corpo para qualquer tipo de parto e também prepara o emocional para tantas mudanças. Há um trabalho específico da região pélvica que proporciona força e elasticidade para o parto normal. Além disso, evita e previne sintomas específicos da gravidez, como desequilíbrio, dores nas costas, má circulação e prisão de ventre”, ressalta a professora de yoga, Larissa Leal Gonçales.

Universo-Jatoba-yoga-gravidez2

Alguns obstetras recomendam iniciar a prática de yoga apenas após o terceiro mês de gravidez. Mas a professora Larissa diz que a regra não é tão rígida.  “Precisamos de autorização médica, mas não havendo contra-indicações específicas, como descolamento da placenta, sangramento, risco de aborto ou intercorrências que exijam repouso absoluto, as gestantes podem praticar yoga desde o primeiro mês, tão logo saibam da gravidez”, comenta a professora Larissa.

As aulas de yoga para gestantes são compostas por ásanas (as posturas de yoga), exercícios de respiração, relaxamento, meditação, que são elementos da yoga tradicional, mas são adaptados por um profissional capacitado para atender as necessidades da mulher durante a gravidez. “As práticas também estimulam o contato entre a mãe e o filho no seu ventre e auxiliam no equilíbrio das emoções durante esse período de grande produção hormonal e extrema sensibilidade”, diz Larissa.

Universo-Jatoba-yoga-gravidez3

A tese de doutorado da fisioterapeuta Roseny Flávia Martins, defendida na Faculdade de Ciências Médicas (FCM), observou 60 gestantes em quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, que sentiam dores na região lombopélvica (situada no final da coluna vertebral). Para tentar diminuir essas dores, a fisioterapeuta propôs aulas de Hatha Yoga (método que se baseia em posturas psicofísicas, exercícios respiratórios e de relaxamento). A prática de Hatha Yoga conseguiu reduzir as dores em 71,4% das 60 grávidas. E no final do tratamento, essas mulheres relataram se sentirem mais confortáveis para fazer as atividades diárias com maior tranquilidade e consciência corporal.

Para alcançar todos os benefícios da yoga, a gestante deve fazer pelo menos duas aulas por semana. A prática de yoga durante a gravidez também pode trazer benefícios na recuperação pós-parto. “Independentemente do tipo de parto que a gestante escolha ou consiga ter, a tendência é que a recuperação pós-parto seja acelerada, auxiliando o retorno ao corpo antes da gravidez”, afirma Larissa.

Após o nascimento do bebê, o médico deve indicar quando a mulher poderá retornar para as práticas de yoga. Os exercícios respiratórios e a meditação podem ser feitos sem contra-indicação. Um bom parto pra você! Namastê!

Fotos: Thinkstock

Leia também:

Meditação faz a rotina ficar mais leve

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!