universo-jatoba-glossario-gravidez3

4 doenças mais comuns na gravidez e como evitá-las

por Universo Jatoba

Você sabia que existem doenças que são muito comuns no período de gravidez? Esse é um momento em que as mulheres precisam de atenção e cuidado, principalmente, porque elas não podem tomar qualquer tipo de medicamento e ainda podem prejudicar o bebê, dependendo do problema.

Conheça as 4 doenças mais comuns na gravidez e como evitá-las:

Anemia

Esse problema costuma aparecer mais entre 2º e o 3º trimestre. A anemia tem sintomas que podemos nos confundir com os da gravidez. São eles: tontura, fraqueza, cansaço, dor de cabeça e pernas, palidez e falta de apetite. Caso não cuide da anemia, poderá afetar a sua saúde e a do bebê, podendo levar, inclusive, ao aborto.

Mesmo com o risco que a anemia pode causar, o bom é que o diagnóstico da doença seja feito através de exames de sangue de rotina, que são obrigatórios no período de pré-natal, no qual será avaliada a quantidade de hemoglobina e de ferritina presentes no sangue.

Lembre-se de que o acompanhamento de pré-natal é direito de todas as mulheres, mesmo as que não possuem um plano de saúde para gestantes. Procure sempre o posto de saúde mais próximo.

O tratamento deve ser realizado com dietas de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como por exemplo, feijão, carnes, bife de fígado e vegetais verde escuros, espinafre e couve.

Infecção Urinária

Essa é uma doença bem comum entre as grávidas e o seu principal sintoma é uma forte dor no momento de urinar. Isso acontece devido às alterações hormonais e da musculatura dos órgãos urinários típicas do período. Nesse caso, o tratamento é feito com antibióticos durante uma ou duas semanas.

Para evitar a infecção urinária, o ideal é beber bastante líquido durante o dia porque, além de diluir a urina, irá ajudar a eliminar possíveis bactérias que estejam na região. Outro detalhe importante é que nunca deve segurar a vontade de fazer xixi. Além disso, troque o absorvente íntimo com frequência.

Hemorroidas

Devido ao aumento do peso da mulher e da pressão na região pélvica, bem como também da prisão de ventre e da quantidade de sangue circulando na região, aumenta o risco de desenvolver hemorroidas durante o período da gestação.

Isso acontece por conta das veias da região do reto e ânus que tendem a inchar e dilatar.  Essa dilatação é que caracteriza a doença, e pode causar dores, principalmente, ao sentar ou evacuar, coceira na região anal e sangramento (sangue vermelho vivo) nas fezes.

O tratamento da hemorroida é feito basicamente com mudança na alimentação e prática de atividade física. Se for necessário, o médico também pode receitar pomadas ou medicamentos.

A melhor forma de evitar essa doença, é incluir na dieta alimentos ricos em fibras, beber bastante água e não segurar se sentir vontade de fazer cocô.

Viroses

Essa á uma doença que ataca muitas pessoas, não é mesmo? Com sintomas como diarreia, vômito, dores no corpo, abdominais e febre, a virose ataca diretamente o sistema digestivo.

A única forma de evitar a virose na gravidez, é tomar cuidado com os lugares que bebe água e a comida que consume nos restaurantes.

Fique atenta aos primeiros sintomas de doenças comuns na gravidez e procure seu obstetra.

Por PlanodeSaude.net

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!