estou-gravida

Desvende os mitos e verdades sobre a maternidade

por Universo Jatoba

As mamães, principalmente as de primeira viagem, ouvem muitas histórias durante a gestação e nem sempre elas são verdadeiras. Algumas informações são da época das nossas bisavós e foram transmitidas entre gerações e, em alguns casos, sem muita base.

Por isso, para não ficar se perguntando o que é verdade ou não, separamos um guia para desvendar os mitos e verdades da maternidade.

Vale ressaltar que é importante ter um plano de saúde para gestantes e sempre, a qualquer dúvida, perguntar ao seu médico, mas deve-se saber de algumas coisas.

Grávidas não podem pintar o cabelo ou usar produtos químicos neles

Verdade! A tintura e outros produtos químicos – como os usados pelas escovas progressivas -, podem facilmente entrar na corrente sanguínea. Dessa forma, podem ser tóxicos ao bebê, causando problemas na gestação, e até mesmo deformação. A situação é ainda mais grave nas primeiras 16 semanas.

Alguns alimentos diminuem o enjoo

Verdade! Comer alimentos leves pode ajudar a diminuir os enjoos. Entre eles estão as bolachas de água e sal, frutas e comidas com pouca gordura.

Durante a gravidez o desejo sexual diminui

Depende! O desejo sexual não está relacionado com o fato de estar grávida, mas sim como a mulher está lidando com a situação e com o seu corpo. Enquanto algumas têm a diminuição da libido, outras têm ao aumento do desejo sexual.

Exercícios durante a gravidez fazem mal

Depende! Fazer atividades físicas contribui para à saúde e, durante a gravidez, isso não é diferente. A questão é apenas o tipo de atividade e intensidade. Quem já está acostumada com treinos intensos, vai poder continuar com as atividades, mas diminuindo a intensidade.

Agora para quem é sedentária, esse não é o melhor momento para começar a se exercitar pesado. Em qualquer uma das situações, é sempre preciso ter orientações médicas.

Fazer sexo pode machucar o bebê

Mito! Essa história toda mulher já deve ter ouvido falar. Porém, a criança está protegida pelo útero e não terá problema algum fazer sexo, pois ela ficará bem protegida.

Grávidas sentem mais calor

Verdade! O organismo da mulher nesse período trabalha de forma acelerada, o que resulta em uma sensação maior de calor.

As grávidas devem dormir do lado esquerdo

Verdade! Isso não está relacionado a nenhuma crendice ou preferência da mulher. Se ela deitar do lado direito, a veia cava pode ser comprimida, fazendo com que a pressão arterial aumente e provoque problemas durante a gestação.

Os bebês reconhecem a voz da mãe

Verdade! Durante toda a gestação há proximidade com a mãe e isso faz com que a criança se acostume com o timbre vocal, apesar de não entender o que está sendo dito. Após o nascimento, esse reconhecimento continua.

Barriga pontuda é sinal de menino

Mito! Existe a crendice que conforme o formato da barriga é possível saber o sexo do bebê. Dizem que barriga pontuda é menino e arredondada é menina. Porém, cientificamente, não existe nenhuma comprovação sobre o fato.

Pele da grávida mancha quando exposta ao sol

Verdade! A exposição ao sol pode causar manchas na pele de qualquer pessoa, porém, durante a gravidez ocorrem mudanças hormonais, intensificando a probabilidade de surgirem manchas. Por isso, a orientação é evitar se expor ao sol e usar protetor solar.

Tenha uma gestação livre de mitos e, como já dito, procure sempre seu médico sempre que tiver dúvida. Quem não possui um plano de saúde tem o direito de fazer o pré-natal no posto de saúde mais próximo de sua casa. O que não pode mesmo é ter dúvidas nesse período tão importante da sua vida para ter uma gestação saudável e feliz.

Por Jeniffer Elaina, redatora do PlanodeSaude.net

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!