Ujatoba_Bebe---Sxc

Reciclagem de fraldas descartáveis já é realidade

por Universo Jatoba

Se você é uma mãe moderna e prática e se culpa por usar fralda descartável, seu drama pode estar com os dias contados. As fraldas descartáveis, que tanto prejudicam o meio ambiente, porque vão parar nos aterros e lixões, já entraram na onda da reciclagem!

A empresa canadense Knowaste criou a primeira usina de reciclagem de fraldas descartáveis no Reino Unido. O plano, que saiu do papel em 2011, é audacioso e transforma o resíduo em madeira plástica, telhas e novos materiais de absorção. A previsão é de que a emissão de CO2 seja reduzida em 22 mil toneladas por ano.

Outra iniciativa vem do México. Uma pesquisa feita na Universidade Metropolitana Autônoma, da Cidade do México, pretende usar os cogumelos, chamados de pleurotos ou cogumelo-ostra, para colaborar na decomposição do material descartável. O processo não degrada os componentes químicos das fraldas, mas em 2 meses a associação pode degradar a celulose em 90% e o restante, após 4 meses.

Aqui no Brasil, a iniciativa ainda está no papel. Existe o projeto da Usina Nunes & Rocha que promete usar tecnologia de ponta e 100% brasileira na reciclagem de resíduos urbanos, inclusive absorventes e fraldas.

O mais interessante é que além de colaborar grandemente para a saúde ambiental, as mães podem fazer da venda de fraldas sujas uma fonte de renda no futuro e recuperar parte do que é gasto para a higiene do bebê.

Eu que sou mãe de gêmeos, sei o quanto é difícil abrir mão das fraldas descartáveis. Por isso, torço muito pra que a fralda reciclada vire logo realidade nacional e redima as mamães deste “pecado ambiental”.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!