Universo-Jatoba-criancas-verao

O verão e os cuidados essenciais com as crianças (toda mãe deve ler!)

por Universo Jatoba

O verão vem aí. Daqui pra frente, é preciso ficar preparado e de olho nas crianças, que sofrem com o clima quente e seco. Os pequenos, apesar de sentirem o mesmo calor que os adultos, se desidratam mais facilmente e são mais suscetíveis a doenças.

E agora? Segundo o Dr. Jorge Huberman, pediatra e neonatologista, é preciso ter atenção na hora de sair para passear, escolher as roupas e também na hora de dormir.

Ele alerta que o tempo quente é um dos responsáveis pelo aumento nos casos de virose, diarreia e desidratação das crianças. “O hábito de sair sempre com uma garrafinha de água, suco ou água de coco para hidratar o filho e evitar o refrigerante, pois hidrata pouco, já é um começo”, indica.

Os cuidados com a pele também são essenciais. Isso porque a pele da criança é fina e as chances de sofrer uma insolação são muito maiores. De acordo com ele, é importante dar preferência a sair antes das 10h ou depois das 16h, além de usar roupas frescas. “Roupas de algodão e linho claras são as ideais. Evite as de fibras artificiais, elas esquentam”, recomenda.

O protetor solar indicado pelo pediatra da criança é fundamental, mesmo saindo no horário indicado. Boné e óculos também são bem vindos.

Em casa

Atenção ao uso do ar-condicionado e do ventilador. Um ambiente muito frio deixa a mucosa da garganta da criança mais vulnerável às bactérias. Com isso, podem aparecer infecções, como dor de garganta, por exemplo.

“O correto é não deixar o ventilador em cima da criança, colocando-o do lado oposto do seu filho. Já o ar-condicionado, regule numa temperatura mais amena, 23°C ou 24°C”.

E mais: aplicar soluções fisiológicas no nariz da criança, fazer inalações com soro e colocar um balde com água no quarto, longe do alcance da criança, ajudam muito. Pode ser uma toalha úmida próxima à cabeceira da cama também. “Não deixe a criança dormir com os cabelos molhados. Embora refresque, a umidade facilita o surgimento de fungos e provocam coceira”, finaliza.

Foto: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!