2 – Colocar o bebê para tomar sol sem fralda previne assaduras

Mitos e verdades sobre as causas da assadura em bebês

por Universo Jatoba

Você já deve ter ouvido muitos absurdos em relação a assaduras em bebês, não é mesmo? Descubra aqui o que são mitos e verdades sobre suas causas.

Cuidar para que o bebê não tenha assaduras é manter sempre a boa higiene na troca de fraldas. Mas e quando apenas esses cuidados não for o suficiente? Você, provavelmente, já ouviu de algumas pessoas grandes absurdos sobre a assadura em bebês. Mas até onde acreditar ou não dar atenção? Descubra o que são mitos e verdades sobre as causas da assadura.

O que são mitos e verdades sobre as causas da assadura em bebês

Se você reparar, existem muitas lendas sobre as causas da assadura, porém, há muitas verdades que você ainda não sabe. Aproveite para esclarecer as suas dúvidas e aprender um pouco sobre os mitos e verdades sobre as causas de assaduras nos pequenos:

– Urina e fezes são os principais responsáveis pelas assaduras

Verdade. A urina e fezes que ficam acumuladas na fralda acabam irritando a pele do bebê, que é sensível a essas substâncias. Com isso, o bumbum do seu pequeno pode apresentar vermelhidão, coceira, ardor e até descamação. Existem ainda casos mais graves que resultam em erupções causadas pelo processo inflamatório, onde o bebê pode apresentar febre.

– O clima quente contribui em causar assadura

Verdade. A fralda já é quente o bastante, abafando a transpiração da pele e com o calor, a proliferação de fungos dessa região é intensificada, contribuindo assim para as assaduras. Mas saiba que a assadura só vai ocorrer se você não trocar a fralda do pequeno sempre.

– O leite materno protege a criança contra assadura

Verdade. O leite materno ajuda contra o quadro, já que as fezes do bebê ficam com pH mais parecido com o pH da pele, causando menor irritação.

– Alguns cosméticos irritam o bumbum do bebê, causando a assadura

Verdade. Mas para evitar o problema, você deve usar apenas produtos formulados para bebês, o que inclui sabonetes e outros cosméticos.

– Quanto mais coco os bebês fazem, mais assaduras terão

Mito. Se houver a troca de fralda após a evacuação, não há grande contato das fezes com a pele do bebê.

– Alguns alimentos intensificam as chances de assadura

Verdade. Alguns alimentos podem sim aumentar a probabilidade de assaduras nos pequenos. Isso porque o pH das enzimas intestinais pode ser alterado por eles, deixando as fezes incompatíveis ao pH da pele.

– O talco diminui a umidade da pele e isso ajuda na proteção contra assaduras

Mito. O talco predispõe ao surgimento de assaduras no bebê, uma vez que ele abafa a pele.

– Alergias alimentares podem causar assaduras

Verdade. Se você segue uma boa rotina de higienização no seu bebê e ainda assim ele apresenta assaduras constantes, então isso pode sim ser resultado de uma alergia alimentar. Converse com seu pediatra!

– Quanto mais creme preventivo de assaduras eu usar, mais protegido meu bebê ficará

Mito. Imagine que você passar uma camada grossa de creme contra assaduras no seu bebê. Então, vai ficar mais difícil para retirar esse creme, já que o produto adere muito à pele. Com isso você acaba tendo que optar por esfregar um algodão para retirar o excesso, causando assim, a irritação da pele.

Caso você tenha outras dúvidas, pergunte ao pediatra. Nessas horas é fundamental contar com um bom plano de saúde para seu bebê, ou seja, que possa te atender sempre que houver necessidade.

Por: Andréia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaúdeNota10.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!