universo-jatoba-massagem-bebe3

Massagem para bebês – Parte 1

por Selma Amaro

A massagem é uma linguagem que todos entendem. Ser tocado é muito mais do que uma sensação agradável ou um relaxamento. Através do toque, do contato, sentimos um gesto de carinho e amor.

A massagem traz benefícios não só para os adultos, mas também para as crianças e bebês. Todos precisam desse contato principalmente os bebês que não falam e nem consegue expressar o que sentem, mas entendem a linguagem do toque. Quando o bebê chora e é pego no colo com um aconchego gostoso e contato com o corpo dos pais, o choro logo diminui e dá lugar  a calma e a um sorriso interno do bebê.

Um médico Frances Frederick Leboyer, através de uma antiga arte de massagens em bebês desenvolvida e praticada ate hoje na tradição cultural indiana, desenvolveu um método para o ocidente da massagem que ele chamou de Shantala. Essa massagem é uma relação amorosa entre a mãe e o seu bebê. Estar bem próximo um do outro tem uma importância muito grande principalmente nos primeiros meses de vida, para um desenvolvimento sadio, físico, mental e espiritual. Vários estudos já comprovaram que alguns problemas sejam de ordem física, alimentar ou emocional, se desenvolvem nos primeiros anos de vida do ser humano e a massagem pode e muito contribuir para que isso não ocorra.

Esses estudos comprovaram que as massagens feitas regularmente nos bebês ajudam no seu desenvolvimento social, nos temores noturnos e ate mesmo na prevenção de algumas doenças porque fortalecem seu sistema imunológico, muscular e de coordenação motora, principalmente quando são feitos pelos pais.

A massagem no seu bebê  devera começar a partir do segundo mês, mas antes disso podemos toca-lo naturalmente. Caso seu bebê tenha nascido com algum problema ou esta doente, consulte o pediatra para saber se ele poderá receber essa massagem ou parte dela.

O ambiente onde o bebê recebera a massagem deve ser arejado com temperatura no mínimo de 24º C. Ele deve estar sem roupa. Crie uma atmosfera agradável, calma, com pouca luz e uma melodia suave, podendo ser a própria voz da mamãe ou CD de música tranquila.

universo-jatoba-massagem-bebe1

Mantenha suas unhas curtas, retire relógio, anéis e pulseiras.

Depois de preparar o ambiente prepare o óleo que vai usar no seu bebê, use óleo vegetal biológico; os indicados são óleo de coco, gergelim, girassol, sândalo, amêndoa. Na duvida use apenas óleo vegetal puro, nuca óleo mineral.

Para efetuar a massagem procure estar no chão sobre um colchonete, esteira, alguma colcha grossa ou edredom. Sente-se com uma almofada nas costas e um rolo pequeno sobre os joelhos podendo ser uma ou mais toalhas grossas enroladas.  Coloque seu bebê sobre suas pernas com a cabecinha acomodada sobre os joelhos. Caso não queira por algum motivo colocar seu bebê sobre suas pernas , pode fazer com o bebê deitado sobre algo firme, mas macio; o bebê tem que estar bem confortável, assim como a mamãe,  para que a massagem não seja interrompida por questões posturais.

 

Faça sempre com tempo, nuca apressada, nem quando estiver cansada . E respeite seu bebê, não force nada, tudo tem que ser natural e com muito amor. Caso ele esteja com febre, irritado ou com sono, transfira esse toque para outra hora.

Coloque algumas gotinhas de óleo na palma de uma das mãos e friccione uma na outra para aquecer suas mãos; quanto mais quentes estiverem, melhor para o bebê.

universo-jatoba-massagem-bebe2

·       Nas primeiras semanas até o segundo mês o toque deve ser apenas de caricias na hora do banho, na troca de roupa ou mesmo naquele momento que estiver com ele no colo.

·       Comece com toques leves, suaves e lentos; toque no rostinho com a ponta dos seus dedos, tocando em cada parte do rostinho e cabeça até 2 minutos.

·       Abra as mãozinhas do seu bebê como um leque, faça movimentos suaves nas palmas das mãos por até 1 minuto.

·       Deslize bem lentamente suas mãos nos bracinhos e peito, faça movimentos circulares na barriguinha.

·       Coloque o pé do bebê em suas mãos sem prendê-lo e friccione levemente e com cuidado a sola dos pés de cima para baixo e deslize suas mãos nas perninhas dele.

Finalize dizendo o quanto o ama e encoste o peito do bebê sobre o seu, tocando nas costas deles e abraçando-o firme, mas com leveza.

Essa massagem poderá ser revezada entre os pais e até mesmo os avos poderão participar desse momento único e importante para o bebê.

A massagem oferece muito mais do que um contato físico, oferece aconchego e alimento para a alma.

Selma Amaro é formada em Educação Artística pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Mas é por meio dos estudos e experiências em Terapias corporais que trilha seu caminho profissional. Estudou Anatomia Humana na Universidade de São Paulo e formou-se na Humaniversidade Holística em Yoga e Yoga Terapia. Especializou-se em Massoterapia, Do-in e Shiatsu pela Associação de Massagem Oriental do Brasil; em Reflexologia Podal pela ABRT – Associação Brasileira de Reflexologia e Terapias; em Reiki, Musico Profilaxia, Cromoterapia e Metafísica da Saúde pelo RAI – Association International. Há treze anos exercita a “arte do toque” em empresas nacionais e multinacionais, como a TV Globo, Telefônica, Copersucar, entre outras, buscando despertar nas pessoas o desejo por uma melhor qualidade de vida dentro e fora do ambiente profissional.

Selma escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!