universo-jatoba-glossario-gravidez5

Glossário da gravidez: as palavras que farão parte do seu novo vocabulário

por Universo Jatoba

O nosso vocabulário é muito extenso e é comum dar de cara com novas palavras e significados ao longo da vida e novas experiências. Quando ficamos grávidas, então, isso parece multiplicado por 100. São muitas novas palavras – e bem estranhas! – que entram para o vocabulário da gestante, passando por peças do enxoval até exames.

A revista “Crescer” reuniu algumas dessas novas palavras e o Universo Jatobá resolveu compartilhar isso com você!

Amniocentese: É um exame feito pela punção do líquido amniótico para verificar a existência de infecções e possíveis doenças genéticas. Esse tipo de exame é indicado para mães com mais de 35 anos e quando há caso de síndrome de Down na família.

Aspirador nasal: Aparelho de sucção de borracha que ajuda a limpar as narinas do pequeno.

Assoalho pélvico: são os músculos que ficam entre as pernas e controlam a vagina, o ânus e a uretra. O assoalho pélvico é importantíssimo no parto normal.

Biópsia de Vilo Corial: esse exame é muito importante e mostra distúrbios cromossômicos, fetais e anomalias, como anemia falciforme e síndrome de Down.

Colostro: É a primeira secreção da mama, que acontece dias depois do parto e é rico em proteínas, sais minerais e anticorpos. Ele é muito importante para o bebê.

universo-jatoba-glossario-gravidez4

Coto umbilical: É o pedaço que fica no umbigo do bebê quando o cordão umbilical é cortado. Ele tem uns 3 cm e, depois de 15 dias, seca e cai.

Culote (ou mijão): são as calças do bebê, feitas geralmente de malha e com elástico na cintura. As versões sem pés duram mais tempo.

Episiotomia: É o corte no períneo feito para aumentar o canal vaginal na hora do parto.

Fórceps: instrumento médico usado em casos de emergência para ajudar a retirar o bebê do canal do parto.

Icterícia: normal em recém-nascidos, é caracterizada pela pele e olhos amarelados e, em casos mais graves é tratada com banhos de luz e fototerapia. É causada pelo excesso de bilirrubina, substância produzida durante o processamento de glóbulo vermelhos que não serão úteis para o corpo.

universo-jatoba-glossario-gravidez3

Mecônio: são as fezes dos primeiros dias de vida do bebê. Ele é bem escuro e pegajoso.

Moisés: cesto em que o bebê fica deitado e permite que ele durma do lado da mãe dos primeiros dias. Existem diversos modelos e alguns podem ser acoplados a carrinhos.

Ocitocina: é o hormônio que ajuda na contração do útero durante o parto. Ele também estimula a liberação do colostro. Depois disso, ele continua sendo produzido para a recuperação do útero e amamentação.

Pagão: é um conjunto formado por regata, casaquinhos e calça.

Peridural: é a anestesia que será usada durante o parto normal. A agulha é aplicada na lombar e fica ligada a um cateter. Essa anestesia tira a dor, mas não tira a sensibilidade.

universo-jatoba-glossario-gravidez2

Picamalácia: sabe aquela vontade inexplicável que algumas gestantes possuem de comer coisas e materiais estranhos, como tijolo, giz ou fósforo? Esse é o nome para essa mania, que ainda não tem uma explicação científica.

Pré-eclâmpsia: doença durante a gestação causada pelo aumento da pressão arterial, inchaço no corpo e perda de proteínas pela urina. Pode levar à morte em casos mais graves.

Puerpério: é o outro nome dado ao pós-parto. Dura, em média, 45 dias.

Raquidiana: outro tipo de anestesia. Ela é mais potente que a peridural e é utilizada em cesáreas.

Sexagem fetal: é o exame de sangue que identifica o sexo do bebê. Ele detecta a presença ou não do cromossomo Y no corpo da mãe.

universo-jatoba-glossario-gravidez1

Translucência nucal: ultrassom que detecta o risco para síndrome de Down.

Vérnix: material branco que envolve o bebê dentro do útero e, ao nascer. Esse material protege a pele e impede que ela fica úmida e enrugada.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!