Ujatoba_maternidade

Dicas para dar uma vida saudável ao seu filho

por Universo Jatoba

Viver de forma mais sustentável é possível desde os primeiros anos de vida de uma criança. Mas a maternidade é uma verdadeira maratona e diante de tantas ofertas tentadoras e menos sustentáveis, – mas que facilitam a vida – os pais, muitas vezes, acabam se deixando levar pela praticidade. Com um pouquinho mais de dedicação, dá para aliar praticidade e sustentabilidade e garantir saúde e qualidade de vida. O Universo Jatobá separou algumas dicas para os pais que desejam enfrentar este desafio.

Alimentação

Depois que passa a fase da amamentação e a criança começa a se alimentar com mais diversidade, a comida feita em casa faz toda a diferença. O mercado oferece, por exemplo, papinhas industrializadas, mas já é possível encontrar facilidades, como as papinhas orgânicas já prontas. Clique aqui e saiba mais.

Para quem tem mais tempo disponível, dá para preparar a comida da criança em casa. Para obter dicas de receitas, clique aqui. Se este é o seu caso, outra boa dica é preferir os ingredientes orgânicos.

Se o seu filho já é mais crescidinho e está indo à escola, tenha alguns cuidados na hora de montar a lancheira. Clique aqui e anote mais orientações.

Roupinhas e acessórios

As crianças crescem rapidamente e, por isso, perdem muitas roupas. Você pode exercer o consumo consciente comprando roupas em brechós infantis, por exemplo. Há uma infinidade deles Brasil afora e de ótima qualidade, viu? Veja mais detalhes e uma lista deles aqui. 

Agora, se eles já cresceram e você ainda tem roupas em casa e não sabe o que fazer com elas, pode vender pelos brechós ou mesmo efetuar um gesto de generosidade e doar para quem precisa. Quer saber como? Clique aqui. 

Higiene e limpeza

As fraldas são itens fundamentais na vida de qualquer bebê, mas as descartáveis, por exemplo, podem trazer sérios danos ambientais já que ainda não podem ser recicladas em grande escala. Alguns projetos pelo em países como Canadá, México e até no Brasil já apostam em boas ideias para resolver a questão. Clique aqui e saiba mais.

Outra alternativa é a fralda biodegradável, conhece? A ideia é alemã, mas o produto já pode ser adquirido aqui no Brasil. Mesmo sendo uma boa ideia, a fralda descartável ainda compensa pelo preço. Clique aqui e confira mais informações.

Uma das melhores opções ainda é a fralda de pano, que dá mais trabalho. Além disso, vale ter uma atenção especial para não exagerar no gasto de água para lavagem.

Quando se trata da limpeza em casa, existem opções de produtos de que são menos agressivos, além de serem mais baratos e acessíveis. Confira mais dicas aqui. 

Diversão e saúde

Será que dá para ser sustentável também na hora de brincar? Bom, existem algumas propostas que vão ajudar a reforçar os conceitos de cuidados com o meio ambiente, consumo consciente, saúde e qualidade de vida, como a boneca Pilizinha Eco, por exemplo. Clique aqui e saiba mais. Tem também uma linha de brinquedos ecológicos com 16 opções super interessantes. Clique aqui. 

Tem também o Almanaque Ecológico do Lucas, que ajuda as crianças a entenderem melhor sobre a sustentabilidade de forma cativante. Clique aqui e conheça.

Já no período de férias dá para usar e abusar da imaginação. O Universo Jatobá também tem algumas dicas para as mamães não enlouquecerem no período. Veja aqui. 

Gostou das dicas?

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!