Ujatoba_criancas

Dicas para curtir o Carnaval com as crianças

por Universo Jatoba

Se você pretende levar crianças para curtir a folia em clubes e festas à fantasia, adote alguns cuidados fundamentais. A música, por exemplo, pode prejudicar a saúde auditiva da criança quando muito alta. “O limite máximo de exposição a sons permitido pela legislação é de 85 decibéis. A partir deste nível, há risco de perda auditiva dependendo da intensidade do som (volume), tempo de exposição e sensibilidade individual”, explica o pediatra Dr. Jorge Huberman.

Clique aqui e saiba mais.

Outro ponto importante são as fantasias. De acordo com o pediatra, os pais devem escolher tecidos leves e arejados. “É importante que, além de confortáveis, as crianças estejam seguras. As lantejoulas, além de poderem danificar as peles mais sensíveis são facilmente engolidas. Os acessórios e objetos pontiagudos também devem ser evitados, pois devido ao suor nos pés e a água muitas vezes no chão, as crianças podem escorregar e se machucar”, acrescenta.

O especialista chama a atenção para o excesso de calor, já que o carnaval ocorre justamente no verão e é importante que os pais se atentem aos trajes. “Roupas muito quentes podem provocar brotoejas e dermatite irritativa. O uso de tintas e maquiagens usadas para pintar rosto, braços e pernas também podem ser responsáveis pela dermatite. O melhor é optar por tintas com base aquosa e maquiagens específicas para o público infantil”, reforça.

Quando o assunto são as máscaras, tão desejadas pelas crianças, a sugestão é que não sejam feitas de materiais sintéticos, já que esses podem impedir a respiração. Outro detalhe importante é a atenção aos objetos pequenos como serpentinas e pedaços de bexigas estouradas. “O ideal é nunca estourar materiais próximo à boca e, caso aconteça a ingestão acidental, retirar imediatamente para que a criança não se sufoque. Em casos mais graves deve-se procurar o pronto atendimento local”, ressalta.

Vale lembrar que a criança não entende os riscos e nem consegue se proteger sozinha. Por isso, a atenção ao filtro solar e a alimentação também são imprescindíveis. “Aplique o filtro solar antes de sair de casa e reaplique de duas em duas horas. Lembre-se de usar protetores indicados para bebês e crianças menores de 12 anos”, afirma.

Segundo ele, o calor excessivo também pode ser um vilão provocando inclusive insolação. Alguns dos sintomas são: sede intensa, pulsação acelerada, tontura, vômitos e boca seca. “Nesse caso use o soro caseiro -3,5 gramas de sal e 20 gramas de açúcar por litro de água para hidratar a criança e a leve ao médico imediatamente”, indica.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!