Universo-Jatoba-amamentacao1

Descubra um dos principais motivos para respeitar o tempo do leite materno

por Universo Jatoba

Eu já falei aqui inúmeras vezes sobre a importância do leite materno para a saúde das crianças pelo menos nos primeiros 6 meses de vida. Segundo o Ministério da Saúde, respeitar esse tempo mínimo é como uma vacina para os pequenos.

Entre os inúmeros benefícios, hoje o tema é a luteína. Sabe o que é isso? É um carotenoide muito importante para o desenvolvimento visual e cognitivo das crianças. “A luteína não é sintetizada pelo corpo humano, por isso sua concentração no leite depende da dieta da mãe”, explica a nutricionista Patrícia Ruffo, Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, empresa global de cuidados para a saúde.

Universo-Jatoba-amamentacao2

A importância da luteína

Ela se aloja na mácula, uma área pequena, altamente especializada da retina, e protege a visão do bebê contra raios de luz intensa. Ela absorve essa claridade mais forte. Vale lembrar que, nos primeiros anos de vida, a retina sofre mudanças em seu desenvolvimento e, por isso, fica mais suscetível à luz de alta energia. Estudos comprovaram também a presença de luteína no cérebro da criança em regiões-chave, associadas com a memória e aprendizagem.

O que a mãe deve comer?

A luteína está presente na maioria das frutas e vegetais, principalmente os amarelos, alaranjados, vermelhos e também nas hortaliças de cor verde-escuras, em especial o espinafre e a couve, além de ser encontrada no milho, bem como nos ovos. Ela também pode ser encontrada, em menor quantidade, no brócolis, na ervilha, na folha de nabo e na abobrinha.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!