Ujatoba_criancas_escola

Crianças com problemas na escola?

por Universo Jatoba

– O meu filho só reclama e faz de tudo pra não ir à escola.

– É manha! Não ceda! Ele tem que entender que a escola é uma obrigação e já já se acostuma.

O diálogo é mais comum do que parece. E infelizmente esconde um problema igualmente corriqueiro: a falta de atenção aos detalhes do dia a dia dos nossos filhos. Pela ausência de tempo e até mesmo de interesse dos pais, a escola assume o papel principal, às vezes único, na educação das crianças.

Mas sem um trabalho conjunto com a chamada “educação do berço”, não se consegue um resultado satisfatório.

Antes de cair na tentação de culpar o filho por preguiça ou “vagabundagem”, fique atento aos sinais e se aprofunde nos motivos das queixas.

Comece a observar, pois muitas vezes a criança não consegue identificar ou até não sabe expor o que está passando na escola. Um pediatra ou psicólogo infantil podem orientar na abordagem.

É importante que os pais participem ativamente do que ocorre no ambiente escolar, que vá às reuniões, que acompanhe a lição todos os dias, o boletim, enfim, que esteja ciente do desenvolvimento do filho.

Problemas de visão e audição, como miopia e otites, por exemplo, afetam diretamente o aproveitamento das aulas.

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade pode atrapalhar o aprendizado também, mas são os professores que percebem mais facilmente. Por isso, é importante manter o bom relacionamento com os educadores. Se a criança estiver com dificuldades para ler ou escrever, pode ser dislexia. O especialista pode confirmar com mais propriedade.

Observe também se a criança está com marcas no corpo, se chega em casa vermelha ou mesmo suja, e sem os devidos cuidados de higiene.

É fundamental que a criança tenha uma boa noite de sono. Se estiver muito agitada e com sono leve depois de um dia cheio, pode ser um sinal de problemas na escola. Neste caso, a televisão e o computador no quarto são agravantes. Estabeleça limites!

Falta ou excesso de apetite também sinalizam dificuldades.

O mais importante de tudo é reservar um tempo diário para dedicar aos seus filhos! Numa escala de prioridades, eles precisam estar no topo!

Leia também

Escolha o carrinho certo para o seu filho

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!