3 - Respire fundo

Confira 10 dicas para educar o seu filho sem atritos

por Universo Jatoba

Educar uma criança não é uma tarefa fácil e exige muita calma e jogo de cintura. Na maioria das vezes o pai e a mãe trabalham e quando a mulher chega em casa precisa cuidar do lar e dar atenção para os filhos. Como fazer para evitar birras e manhas e conseguir educar bem as crianças? O grande problema é que em alguns casos os pais perdem a paciência e acabam apelando para a palmada, que não é indicada, pois além de provocar tristeza na criança, não terá nenhum efeito educativo.

Para tentar evitar esse comportamento, a presidente Dilma Roussef sancionou no dia 27 junho a Lei da Palmada. O projeto inclui dispositivos no Estatuto da Criança e do Adolescentes (ECA) para garantir o direito da criança e do adolescente de serem educados sem castigos físicos ou algum tipo de tratamento cruel ou degradante. Essa lei também é chamada de Lei Menino Bernardo, uma homenagem a Bernardo Boldrini, que teria sido morto pela madastra com uma suposta ajuda do pai, no interior do Rio Grande do Sul.

Essa lei trata de castigos físicos mais graves que podem machucar a criança. O ONG Promundo desenvolveu o manual Pelo Fim dos Castigos Físicos e Humilhantes, que tem o objetivo de sensibilizar pais, mães e cuidadores de crianças. Esse material contém informações sobre cada fase da vida da criança e os comportamentos mais comuns em cada faixa etária. O manual foi criado em parceria entre a ONG ProMundo, Save the Children (Suécia) e a Fundação Bernard van Leer. 

O site “Radar da Primeira Infância” é especializado em educação infantil e foi desenvolvido pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) e o Instituto Alfa e Beto (IAB), com apoio da Fundação Bernard Van Leer.

Confira abaixo 10 dicas do portal para educar crianças de 0 até 6 anos:

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!