universo_jatoba_bebe_cobertor

Cobertores e edredons podem fazer muito mal para os bebês

por Universo Jatoba

É mais do que comum ver bebês sendo colocados para dormir com cobertores, almofadas ou brinquedos. Mas saiba que isso aumenta o risco de provocar a morte súbita (síndrome SIDS), segundo uma nova pesquisa.

Diversas agências dos Estados Unidos, local onde o estudo foi realizado, apesar das divergências, determinaram que as roupas de cama devem continuar sendo usadas, por mais que ameacem a vida de 55% dos bebês.

As roupas de cama e as pelúcias são as principais vilãs, bem como mantas, edredons e almofadas, que podem acabam obstruindo as vias respiratórias e podem causar asfixia, segundo os Institutos Americanos da Saúde (NIH).

A organização responsável pela pesquisa ainda alertou para os cuidados que devem existir caso os bebês durmam sozinhos. Eles precisam ficar de barriga para cima, numa superfície firme e com lençol de elástico, para evitar que saia do colchão.

Os estudos revelaram que o uso das roupas de camas soltas diminuiu mais de 85% entre 1993 e 1995, mas ainda se mantém alto.

“Os pais têm boas intenções, mas pode ser que não entendam que mantas, edredons e almofadas aumentam o risco do SIDS e de provocar asfixia acidental”, contou uma das autoras do estudo, Carrie K. Shapiro-Mendonza, do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

A outra autora, Marian Willinger afirmou que os pais recebem muitas informações diferentes sobre os cuidados com os filhos e acabam se atrapalhando.

“Os parentes dão edredons e mantas de presente para o novo bebê e eles se sentem obrigados a usá-los ou vêm em revistas fotos de bebês com roupas de cama potencialmente inseguras”, afirmou Marian.

O estudo foi publicado no site Pediatrics e é uma análise de dados da pesquisa nacional da posição dos bebês, que usou uma amostragem aleatória com mais de mil cuidadores de crianças entre 1992 e 2010, todos dos Estados Unidos.

Foto: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!