Universo-Jatoba-vacinacao-infantil

Entenda a importância do calendário de vacinação infantil

por Universo Jatoba

Eu sei que dói, já chorei vendo a cena, quase pedi pra parar! Mas não tem jeito. Precisamos de coragem e força na hora de vacinar nossos filhos. A vacinação é importante em qualquer fase da vida, mas a proteção deve começar desde cedo. As crianças são frágeis e o papel da vacina é mostrar ao sistema imunológico como ele deve se defender, ou seja, ensina a reconhecer os causadores de doenças e a criar mecanismos para combatê-los.

O Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, garante que a grande maioria da população infantil esteja livre de quase todas as doenças consideradas graves, como a poliomielite.

A maioria das maternidades já possibilita que, ao sair de lá, o bebê esteja vacinado contra tuberculose e hepatite B, que são as duas primeiras vacinas da listinha básica. Quando isso não ocorre, recomenda-se levar a criança ao posto de vacinação mais próximo o mais rápido possível para as primeiras doses e, claro, seguir acompanhando o calendário de imunização para as futuras aplicações.

Outra informação que vale nota:

Se a dose inicial de alguma vacina, como a tetravalente, foi dada aos 2 meses de idade e a segunda, que deveria ter sido dada aos 4 meses, atrasou e só foi regularizada aos 8 meses, não tem problema! A vacina não perde a validade! Assim que as doses estipuladas pelo calendário forem cumpridas, a proteção vai ser a mesma.

Clique aqui e veja o calendário desde o nascimento até os 10 anos de idade, com as vacinas e as doenças que elas podem prevenir.

E lembre-se: todas as doses são encontradas nos postos da rede pública de saúde!

Foto: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!