Ujatoba_amamentacao

Amamentar requer cuidados com a alimentação

por Universo Jatoba

Os cuidados com alimentação devem ser constantes, mas durante a gravidez e a amamentação, a atenção deve ser redobrada.

Segundo a Unicef, a mulher que amamenta precisa de, em média, 500 calorias a mais todos os dias em relação à dieta feita antes de engravidar. O recomendado é que a alimentação seja rica em proteínas, vitaminas, minerais, ferro, cálcio, vitamina A e ácido fólico. Nada de comer alimentos especiais eou mais caros. Basta um cardápio balanceado e vale reforçar que o especialista pode ajudar. Muitos médicos dizem que com uma dieta variada, o bebê aceita melhor a diversidade de alimentos quando começa a comer.

O principal estímulo para a produção de leite materno é a sucção que o bebê faz no mamilo da mãe. Por isso, não pare de dar o peito. Ele corre o risco de secar se não houver estimulação.

Outra  recomendação é a ingestão de líquidos, principalmente água, muita água. Se o consumo for baixo, pode afetar bastante a produção do leite.

Evite grandes quantidades de café, chá preto, chocolate, alimentos com corante, os light e com adoçantes. Não exagere em temperos de odor forte, como o alho, que podem passar para o leite. Não é sugerido cortar nenhum alimento, mas se o bebê chorar muito, observe o que ingeriu antes da mamada.

Não tome nenhum medicamento sem orientação, pois alguns podem ser transmitidos ao leite.

Tomar cerveja escura é apenas um mito popular. Bebidas alcóolicas nessa fase, assim como na gestação, oferecem risco ao bebê. O bem-estar da mulher também é fundamental.

Coma sem restrições: melão, maçã, pera, laranja, mamão, figo, taioba, aipo, gergelim, rúcula, alface, agrião, muita água, água de côco e sucos de frutas.

Mas tenha sempre em mente que este é um momento mágico da sua vida. E que você pode se permitir certas “extravagancias” de vez em quando. As minhas eram umas belas colheradas de brigadeiro de colher no fim de semana! Hum…nunca o chocolate foi tão gostoso!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!