universo-jatoba-harmonia

6 dicas para ter harmonia na família

por Mães Brasileiras

Quando os pais não pensam com igualdade em como criar seus filhos ou administrar uma casa, há pouca chance de que o ambiente familiar seja de harmonia e paz. Para que os filhos aprendam a trabalhar em equipe e união, os pais devem ser os primeiros a trabalhar como uma equipe.

Confira 6 dicas para ter harmonia na família, e ao colocar em prática, você vai notar avanços significativos.

1. Comunique-se: A comunicação entre pais e filhos são vitais para uma família saudável. Procure reunir todos nas principais refeições, faça reuniões semanais da família, onde todos possam se expressar livremente e abertamente, sem medo de críticas. Converse com seus filhos sobre os problemas e  planos futuros e explique por que você faz certas coisas que eles podem achar injusto. Ao agir assim, ele estará mais propenso a querer ajudar ou contribuir.

2. Ouvir uns aos outros: Experimente ouvir o que a outra pessoa tem a dizer. Pergunte como o seu cônjuge ou filho se sente com relação ao que você pensa e diz. Ouvir é uma das formas mais poderosas para mostrar que se importa com a outra pessoa. As crianças, em especial, precisam saber que eles são importantes, e isso pode ser demonstrado através de escuta ativa.

3. Compartilhar responsabilidades domésticas: Explique que, a família é uma equipe e que todos eles devem fazer a sua parte na casa.

4. Estabelecer rotinas: Rotina ajuda as crianças a se sentirem seguras. Mantenha uma programação consistente com a realidade  da sua família. Por exemplo; tente servir o jantar no mesmo horário todas as noites e conte com a ajuda de todos, sempre que possível. Estabelecer rotina na hora de dormir, especialmente para as crianças mais novas, é fundamental. Ter um quadro/agenda ajuda muito na distribuição das responsabilidades e não esqueça de marcar os horários para o lazer e brincadeiras das crianças  e família.

5. Buscar experiências espirituais: Fale sobre religião. Ao reforçar um sistema de valores que sua família compartilha, cria uma cultura familiar que dá aos seus filhos a sensação de ser parte de um todo maior.

6. Se divertir juntos: Pelo menos uma vez por mês, faça um passeio em família. Estes passeios podem ser baratos e simples. Considere viagens curtas, museu, teatro, praças ou jardim zoológico. Diversão em  família reforça a ideia de uma equipe unida.

E você o que tem feito para a harmonia do seu lar? Eu adoraria saber?

Beijos

imagem freestockphotos

 

Matéria do Blog Mães Brasileiras

unnamed (1)

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!