Ujatoba_saude_bucal_infantil

5 passos para cuidar da saúde bucal infantil

por Universo Jatoba

Os primeiros dentes das crianças são os de leite. Com o tempo, eles caem e são substituídos pelos dentes permanentes, mas não é por isso que não precisam de cuidados. O Universo Jatobá traz hoje todas as dicas para cuidar dos dentes das crianças.

Segundo o cirurgião-dentista Maurício Dal Moro Sasdelli, os  cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento do bebê. “O principal procedimento com o recém-nascido é a limpeza da cavidade bucal após a amamentação pelo seio ou a mamadeira. Basta enrolar o dedo em uma gaze ou fralda umedecida em água limpa ou soro para remover os resíduos de leite”, explica.  As mamães também podem usar dedeiras, mas, de acordo com Maurício, elas precisam ser esterilizadas com a mesma frequência de chupetas e mamadeiras. 

É recomendado que a visita ao dentista seja agendada logo que os primeiros dentes aparecerem. “Preferencialmente, a consulta deve ser feita com um odontopediatra e é de suma importância que o acompanhamento seja feito a cada 6 meses”, esclarece. Ele sugere também que os pais levem os filhos quando tiverem uma consulta no dentista, assim eles já se habituam ao ambiente do consultório.

De acordo com ele, os dentes de leite cumprem as funções de mastigação e também são importantes para a estética da criança, mas precisam de cuidados principalmente porque servem de guia para que os dentes permanentes nasçam no lugar certo.

A primeira escova

Nasceram os dentes do fundo. Esta é a hora de comprar a primeira escovinha para o seu filho. Isso porque esses são os dentes que apresentam maior dificuldade de higienização. “Devem ser de cabeça pequena e cerdas macias. Procure trocá-las a cada 3 meses e não esfregar com muita força”, ensina.

Creme dental

A recomendação oficial do Ministério da Saúde, desde o final de 2009, juntamente com a ABO (Associação Brasileira de Odontopediatra), é usar a versão com flúor desde bebê. Essa é a única maneira eficiente de prevenir as cáries. “Na hora da escovação, os pais ou responsáveis devem colocar a quantidade equivalente a um grão de arroz cru (0,3g)”, recomenda.

Segundo ele, estudos mostraram que cremes dentais com baixa concentração de flúor não são tão eficientes contra as cáries, além de não evitar a fluorose, que deixam manchas brancas e dentes mais fracos. A fluorose é comum quando o creme dental é usado em excesso e as crianças, ainda despreparadas para cuspir, acabam engolindo o produto.

Confira 5 dicas para cuidar dos dentes das crianças:

1 . Na primeira ida ao dentista, é importante que os pais conversem com o especialista sobre os hábitos da criança.

2 . Peça ajuda do especialista na hora de escolher o creme dental para a criança. O flúor ajuda a prevenir a cárie dentária deixando o esmalte dos dentes mais resistentes ao ataque ácido causado pelas bactérias.

3 . A criança deve ser estimulada a cuspir para adquirir o reflexo o mais cedo possível e não engolir o creme dental.

4 . Restrinja a ingestão de comidas e bebidas com alto teor de açúcar. Os dentes de leite têm esmalte bastante suscetível a cáries.

5 . Escove os dentes dos pequenos pelo menos três vezes ao dia, de preferência depois das refeições e antes de dormir.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!