Ujatoba_financas1

4 passos para ensinar educação financeira para as crianças

por Universo Jatoba

Você conversa com o seu filho sobre gastos e finanças? É muito importante que esses conceitos sejam passados para os pequenos logo cedo, para que eles aprendam a lidar com o dinheiro aos poucos. A educação financeira dialoga com os quatro pilares da educação mundial no século XXI: Aprender a Ser, Aprender a Conviver, Aprender a Fazer e Aprender a Aprender. Alguns colégios já levaram o tema para a sala de aula, mas um projeto de lei que tramita no Congresso Nacional propõe a inclusão oficial da educação financeira no currículo escolar dos ensinos fundamental e médio.

“O grande desafio das instituições de ensino será trabalhar a educação financeira de forma transversal, incluída em diversas disciplinas. Não é possível falar de economia, dinheiro e sustentabilidade sem tratar o impacto que tudo isso causa no nosso dia-a-dia, especialmente no relacionamento entre pais e filhos”, explica Diogo Martins Gonçalves de Morais, graduado em Matemática, mestre em Biofísica Molecular e professor de Pesquisa Operacional, Matemática Financeira e Estatística da Faculdade de Tecnologia Termomecanica.

Segundo ele, explicar de forma simples como o dinheiro faz parte do nosso cotidiano, tanto na educação infantil quanto nos ensinos fundamental e médio, é tão importante quanto ensinar matemática e português. “Atitudes como esta formam adultos conscientes de que o dinheiro pode e deve ser usado como instrumento útil e benéfico para o desenvolvimento pessoal, tornando-se um item tão importante para a manutenção da qualidade de vida, quanto cuidar da alimentação e praticar atividade física”, explica.

O objetivo da educação financeira infantil, de acordo com o especialista, não é fazer com que as crianças aprendam a economizar para consumir cada vez mais, mas que conheçam o valor do dinheiro e aprendam a fazer boas escolhas com as possibilidades que terão na vida, tudo de forma lúdica e significativa para cada faixa etária.

Confira 4 dicas sobre educação financeira:

1 . Incentive o seu filho a guardar uma parte da mesada. 

2 . Ajudar na elaboração da lista de compras de supermercado também é uma boa atividade.

Ujatoba_financas2

3 . Em casa, estimule a economia de água. Por ano, a economia pode chegar a R$600. 

Ujatoba_financas3

4 . A economia de energia também é importante e pode gerar uma poupança anual de R$ 700. 

Ujatoba_financas4

“Durante a adolescência, a educação financeira deve estar calçada em dois pilares que são as respostas para duas perguntas básicas. Qual é o meu projeto de vida? E o que devo fazer para realiza-lo? Na primeira questão, é possível perceber o quanto eles podem ser autores da sua própria história. Já na segunda, há uma provocação para que o planejamento, o conhecimento técnico e a reflexão se tornem o ponto inicial para ações empreendedoras”, finaliza. O especialista ressalta que todo projeto financeiro de vida precisa estar alinhado a uma vida em sociedade e a independência monetária não deve ser a única meta.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!