Universo_Jatoba_passos1

10 dicas para estimular os primeiros passos do bebê

por Universo Jatoba

Ser mãe envolve muitas alegrias e preocupações. Entre as mais comuns está o momento em que o filho dará seus primeiros passinhos, principalmente quando o bebê já está maiorzinho. 

Não existe regra e nem momento exato para começar a andar, o que existe é um período – entre 10 e 18 meses – para que isso aconteça. Por isso, se o seu bebê tem um ano e quatro meses e só agora começou a caminhar, tudo bem. Isso é perfeitamente normal.

A fim de dar uma ajudinha aos pais e aos bebês, o Universo Jatobá selecionou 10 dicas para estimular os primeiro passos do seu filho.

1 – Deixe-o explorar

Deixe o bebê ficar no chão, montar seus próprios trajetos, fazer caminhos e explorar. Mas lembre-se de ficar sempre por perto.

2 – Não faça comparações

Isso só traz mais ansiedade aos pais. Cada criança tem o seu momento certo para começar a andar. E não importa se um dos seus filhos começou a andar com um aninho e o outro já tem um ano e dois meses e só engatinha. Não se desespere e respeite a fase.

Universo_Jatoba_passos2

3 – Com as suas mãos

Os bebês adoram poder caminhar sem rumo enquanto seguram nãos mãos dos pais. Com o tempo, deixe de segurar as duas mãozinhas dele e passe a segurar apenas uma. Tenha calma que ele mesmo vai te avisar o momento de soltar uma das mãos.

4 – Incentive

Ficar um pouco afastado do bebê e chamá-lo é um ótimo incentivo para que ele se locomova. Ele vai querer chegar até você e vai dar um jeito para fazer isso. Outra dica é colocar a criança em pé segurando na ponta do sofá enquanto você espera do outro lado. Ela vai precisar se apoiar nele e vai dar alguns passinhos.

Universo_Jatoba_passos3

5 – Não o assuste

Tudo bem que dá certo nervosismo ver a criança andando sem firmeza e existe o medo de que ela caia a qualquer momento, mas você não deve assustá-la com seus temores. Deixe a criança cair e, caso caia de cabeça, socorra-a, mas sempre sem mostrar desespero – por mais que esse seja o sentimento na ocasião. Observe depois se ela ficará sonolenta e, nesse caso, ligue para o médico. Caso contrário, esse não será o primeiro e nem o último tombo do bebê.

6 – Dê segurança

O bebe precisa se sentir seguro para dar seus primeiros passos. Procure não dar broncas ou mostrar impaciência, porque isso vai deixá-lo sem coragem para explorar esse novo mundo.

Universo_Jatoba_passos4

7 – Esqueça o andador

Ao contrário do que se imagina, o andador não estimula os primeiros passos do bebê. Além disso, ele também pode ser responsável por alguns acidentes. Por isso, deixe que ele engatinhe e, naturalmente, levante.

8 – Descalço é sempre melhor

Não se preocupe em encontrar um calçado ideal para estimular os primeiros passos do seu filho, porque o ideal mesmo é descalço. O bebê vai conseguir sentir o chão e vai se sentir mais seguro.

Universo_Jatoba_passos5

9 – Móveis e quinas

Cuidado com os móveis e as quinas. Apesar de estimulantes para os passos do bebê, ao se segurar em certos móveis, ele pode encontrar coisas que os machuque, como peças que estejam à altura de seus olhos. Ele pode querer puxar alguma toalha e se machucar, etc.

10 – Vá para lugares diferentes

Leve a criança para se divertir numa praça ou um parquinho. Tudo o que atiçar a curiosidade dela vai fazer com que ela queira se locomover.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!