universo-jatoba-mae-ex2

Pesquisa afirma: filhos podem “herdar” características de ex-parceiros da mãe

por Universo Jatoba

Uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade de New South Wales, na Austrália, revelou que os filhos podem “herdar” algumas características dos ex-parceiros sexuais da mãe.

O estudo foi feito em moscas da espécie Telostylinus angusticollis e a descoberta foi publicada pela revista científica “Ecology Letters”.

Essa teoria de que os filhos podem também se parecer com os ex-parceiros sexuais da mãe já era assunto na Grécia Antiga, mas foi esquecida com o aparecimento da genética.

Porém, também já se tinha conhecimento de que, na espécie Telostylinus angusticollis, diversas características são adquiridas ao longo da vida por causa dos machos que cruzam com as fêmeas.

universo-jatoba-mae-ex1

Para confirmar isso, os cientistas manipularam o tamanho dos machos por meio de dietas diferentes, fazendo com que uns fossem maiores e outros menores. Depois colocaram as fêmeas para copularem com machos com diferentes características.

A primeira cópula aconteceu quando a fêmea ainda não estavam com os óvulos prontos e, na segunda, em fase madura. Muitos dos “filhotes” nasceram com mais características do primeiro parceiro do que do segundo.

A explicação é que algumas moléculas do sêmen do primeiro macho tenha sido absorvida pelos óvulos ainda imaturos.  Mesmo que ele não seja considerado o pai, suas características também aparecem.

“Descobrimos que, apesar de o segundo macho ter gerado a prole, o tamanho foi determinado pelo que os primeiros parceiros comeram enquanto larvas”, diz a pesquisadora Angela Crean, uma das autoras do estudo.

“Sabemos que as características presentes nas famílias não são apenas influenciadas pelos genes que são passados dos pais para seus filhos. Vários mecanismos de herança não-genéticos tornam possível que fatores ambientais maternos ou paternos influenciem as características de uma criança”, observa a cientista.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!