universo-jatoba-gravida-salto

Engravide com o método sintotermal

por Universo Jatoba

O método sintotermal ensina a ver os sinais que o corpo da mulher transmite e assim identificar quais são os dias férteis. Dessa forma, identificam-se quais os melhores dias para a engravidar e se aprende sobre o período fértil das mulheres de uma forma simples.

Ele também pode ser usado como contraceptivo, permitindo que nos dias férteis não ocorra a relação sexual, e ensina as mulheres a conhecerem mais sobre o próprio corpo.

É preciso observar as alterações das secreções cervicais e, principalmente, a da temperatura basal. Para medir a temperatura é utilizado um termômetro basal todos os dias, no mesmo horário, sendo indicado logo depois de acordar.

Pequenas elevações na temperatura já são um sinal de que se está entrando no período fértil, por isso deve-se anotar os resultados todos os dias. Mas, para garantir resultados mais precisos é necessário antes monitorar. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação costuma ocorre pelo dia 14 e isso quer dizer que próximo a esse período se está mais fértil.

O que avaliar ao fazer o método sintotermal

Além da temperatura basal, o muco também pode ser outro indicativo. Quando ele está com aspecto de clara de ovo, ou seja, transparente e elástico, significa que se está em um período fértil.

As mudanças de humor e as cólicas também podem ser usadas como indicativos do ciclo de fertilidade. Desde que usado corretamente, o método sintotermal pode servir tanto para os casais que querem engravidar como aqueles que querem evitar a gravidez.

Um estudo publicado na revista Human Reproduction aponta a eficiência. Foram feitos estudos com dois grupos de casais, um que tomava pílula contraceptiva e outro que utilizava método sintotermal.

Os resultados foram surpreendentes, com uma diferença de apenas 0,2% entre os dois grupos em relação a gestação.

Entretanto, quem está utilizando esse método para tentar engravidar não deve provocar sérias alterações na vida sexual do casal. O amor deve ser pensado acima de tudo e o sexo não pode se tornar algo burocrático.

E para se preparar para a gestação é sempre indicado ter um plano de saúde para gestantes, pois assim a mulher pode fazer o acompanhamento médico desde o início e ampliar as chances de uma gravidez. Para isso, atente-se ao escolher entre os melhores planos de saúde para não cair em armadilhas.

Quais as vantagens do método sintotermal?
– A mulher passa a entender melhor o funcionamento do seu corpo, acompanhando as mudanças de maneira diária;
– Quando utilizado corretamente, existe uma grande chance de sucesso na gravidez;
– Ele também pode ser considerado uma forma de realizar o controle de natalidade..

Quais as desvantagens do método sintotermal?
– Nem sempre é possível engravidar logo no primeiro mês. Primeiro a mulher deverá entender o seu ciclo de fertilidade e assim saber os dias mais propícios para a fecundação;
– É possível que o sexo se torne uma obrigação em vez de algo prazeroso. O casal precisa ficar atento e saber que o método sintotermal é apenas um guia de fertilidade;
– A temperatura da mulher pode variar de acordo com a rotina. Uma noite mal dormida pode fazer com que ela seja elevada e confunda na hora de aplicar o método;
– Apesar de poder ser usado na prevenção da gravidez, não evita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

E então, você já usou o método sintotermal para engravidar?
Texto escrito pela Equipe do PlanodeSaude.net.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!