universo-jatoba-dieta-gravidez1

Dieta da mãe mesmo antes da gravidez pode afetar genes da criança

por Universo Jatoba

Uma nova pesquisa causou certo alvoroço ao apontar que tudo o que a mulher come mesmo antes de ficar grávida pode afetar os genes do bebê e inclusive impactar a vida da criança a longo prazo.

Em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, um dos pesquisadores da London School of Hygiene & Tropical Medicine, Andrew Prentice, afirmou: “A conclusão é que a alimentação da mãe antes de sequer engravidar é muito importante. Muitas coisas acontecem antes do momento da concepção”.

O estudo foi realizado na área rural da África Ocidental, onde as estações bem demarcadas levam a mudanças significativas na alimentação ao longo do ano.

Os cientistas mediram a concentração de nutrientes no sangue de 170 mulheres que estavam nos primeiro meses de gravidez. Metade do grupo tinha ficado grávida em épocas mais chuvosas do ano, enquanto a outra parte durante a seca.

universo-jatoba-dieta-gravidez2

Os resultados dessas avaliações mostraram que existe, claramente, uma diferença entre as dietas e os genes dessas crianças. Porém, o que chamou a atenção foi que o que foi consumido antes da gestação influenciou ainda mais do que durante.

Ainda não há evidências do quanto prejudicial para a criança é uma dieta mal elaborada feita pela futura mãe, porém, essas ligações existem e podem colaborar para a existência de obesidade, câncer e alterar o sistema imunológico da criança.

“A pesquisa pontua a necessidade de um coquetel de nutrientes, que poderia vir em forma de dieta e suplementos. O mais animador é que parecemos ter encontrado informações que podem trazer consequências para as mulheres de todo mundo que querem engravidar”, afirmou o pesquisador.

Porém, o estudioso disse que o resultado ainda não é definitivo, mas incentiva as mulheres que pretendem ser mães a tomar coquetel de vitaminas e suplementos alimentares mesmo antes de engravidar. Esses nutrientes são: vitaminas B2, B6 e B12, além de colina, metionina e ácido fólico.

Fotos: Thinkstock

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!