
10 coisas para pensar antes de ser mãe
Tomar a decisão de ser mãe é um passo e tanto na vida de uma mulher. Porém, tal momento requer todo um preparo tanto para o corpo quanto para a mente.
Confira 10 coisas importantes que devem ser checadas antes de mudar a sua vida para sempre:
1 – Cuidado com o peso
Seja pelo excesso ou pela falta dele, a mulher deve se preocupar com a balança na hora de ter um filho. Isso porque o bebê pode desenvolver alguns problemas de nascença por causa disso, como por exemplo, diabetes.
2 – Deixe de fumar ou não se exponha ao tabaco
No caso de mulheres fumantes, vale deixar o vício mesmo antes de engravidar. Parte do fumo e das substâncias do tabaco ficam armazenadas na gordura corporal e não são eliminadas do dia para a noite. Quanto a fumar durante a gravidez, não é preciso dizer que é completamente proibido, não é?!
3 – Reduza o stress
Stress durante a gravidez é muito ruim para a gestante e o bebê, trazendo até uma maior incidência de problemas mentais e comportamentais para a criança. Por isso, mesmo antes de engravidar, procure relaxar e refletir sobre situações de tensão do dia-a-dia. Veja o que é possível eliminar da sua vida para que ela seja mais tranquila e feliz.
4 – Evite bebidas alcoólicas
O álcool pode ficar no corpo por até um mês, antes de ser completamente eliminado pelo organismo. Por isso, antes de ser mãe, reduza a quantidade de bebidas alcoólicas e as elimine de vez da sua dieta durante a gestação.
5 – Descubra o seu grupo sanguíneo
Às vezes o seu grupo sanguíneo pode não ser compatível ao do bebê e isso pode provocar anemia ou a doença de RH, que acontece exatamente por esta incompatibilidade. Esses problemas podem ser resolvidos facilmente durante a gestação, por isso é bom ter conhecimento prévio.
6 – Tome vitaminas pré-natais, cálcio e ácido fólico.
Pelo menos dois meses antes da concepção, comece a tomar vitaminas, cálcio e ácido fólico. Elas evitam diversos possíveis problemas genéticos.
7 – Verifique sua imunidade à varicela e rubéola
Por meio de um simples exame de sangue, você já sabe se corre o risco de contrair essas doenças durante a gravidez. Elas podem causar sérios problemas para o bebê e, por isso, devem ser evitadas.
8 – Converse com o médico sobre os seus medicamentos de uso contínuo
Alguns tipos de remédios não podem ser tomados durante a gravidez, como antidepressivos. Vale uma conversa prévia para saber o que vai mudar na sua rotina.
9 – Faça o teste de HIV
É muito importante tomar conhecimento disso antes de ter um filho. Em casos de mães HIV positivos, com a administração de remédios especiais, existe a chance de fazer com que o vírus não seja transmitido ao bebê.
10 – Conheça bem o histórico famílias de doenças ou problemas genéticos
É muito importante saber as doenças tanto da sua família quanto as da família do futuro papai antes de ter um filho. Assim será possível saber se o bebê terá pré-disposição para algumas delas e já pode iniciar um tratamento desde cedo.
Deixar um comentário