escola_2

Escola dá exemplo em educação ambiental

por Universo Jatoba

De repente meu filho chega pra mim e diz:

– Mamãe, a comidinha da horta é mais gostosa!

-Uau! Meu filho já é um ativista por natureza! Com certeza ouviu a conversa que tenho com a nossa cozinheira sobre a hortinha aqui em casa e assimilou a mensagem. Pensei, orgulhosa.

Mas aí fui dar uma olhada na agenda escolar e matei a charada. Naquele dia, meus pequenos haviam tido aulinha na horta da escola e, de quebra, haviam trazido pra casa ramos de hortelã.

Que sensacional saber que a preservação do meio ambiente já esta de certa forma inserida na grade de disciplinas, mesmo que informalmente. Afinal, sempre gosto de parafrasear o poeta: “Há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto”.

Nesta semana em que os olhos do mundo estão voltados para a questão ambiental, quero destacar e parabenizar a  Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”, em São Paulo, que preparou ações de conscientização e preservação do meio ambiente. As atividades foram devidamente separadas por idade para que as crianças explorem o ambiente, se relacionem com pessoas, estabeleçam contato com animais, plantas e objetos e manifestem curiosidade e interesse.

No Maternal 1, as crianças de 2 anos trabalham na hortinha, plantam mudas de rúcula, manjericão e hortelã e ficam responsáveis pela rega semanal e pela manutenção. A colheita das mudas tem a participação dos pais e as crianças podem levá-las para casa, sem contar que participam da preparação de sucos com ingredientes vindos da horta.

E tem mais: as sementes das frutas que elas experimentam são plantadas em pequenos vasos e cultivadas na sala de aula, assim elas podem observar o seu crescimento. Além disso, as crianças são incentivadas a cuidar e preservar das plantas do clube e, então, acabam criando uma consciência ambiental.

Aos 3 anos, Maternal 2, além das atividades de preservação ambiental e interação com a natureza, a conscientização possibilita desenvolver a ética e a cidadania. Como? A leitura de livros como “O Mundinho” (Ingrid Bellinghausen) e “Canteiro” (Margareth Darezzo) ajudam bastante, mas eles também plantam e cuidam da horta e aprendem a reaproveitar materiais como potes de iogurtes, por exemplo, durante as aulas de artes.

Graças à curiosidade deles, nesta idade, também há o desenvolvimento de projetos de interesse de cada grupo e, na maioria das vezes, estes estão relacionados aos animais. Não para por aí! Durante os passeios pelo clube, há a explicação sobre o destino correto ou o reaproveitamento do lixo. Outro hábito comum é aquela vontade de levar flores de presente para a família, mas todos já sabem: “Não pode puxar da plantinha, só pode pegar as flores que já estão no chão!”.

Aos 4 anos, as crianças estão no Infantil 1 e nos meses de maio e junho, trabalharão com uma sequencia de atividades sobre o tema alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. O tema é usado também para instigar reflexões sobre o que é alimentar-se de forma saudável  e a conscientização do não desperdício!

Para explicar, a escola receberá a visita da nutricionista e também com a ajuda da professora de computação, que vai auxiliar com pesquisas feitas pelas crianças sobre o tema na internet, indicando o melhor para a faixa etária. O tema abarca a questão da diminuição da produção de lixo, reciclagem e, é claro, o aproveitamento dos nutrientes.

Nada melhor do que aprender na prática! Após a discussão, as crianças farão uma receita de bolo com casca de bananas e, para isso, promoverão uma campanha de arrecadação, envolvendo as outras salas, que serão convidadas a experimentar a receita finalizada. Os pais também entram na brincadeira e devem auxiliar as crianças em uma pesquisa de outras receitas com o mesmo propósito, o de reaproveitar! No fim, será confeccionado um livro de receitas para cada criança, que também será distribuído pelas crianças pelo clube.

No Infantil 2, as crianças de 5 anos aprendem mais sobre ecologia neste mês. As atividades, como a leitura de textos informativos, são focadas na preservação do Meio Ambiente. A ideia aqui é estimular cada criança a produzir e distribuir o seu próprio folheto com o que aprenderam para passar adiante.

Já no Infantil 3, aos 6 anos, os questionamentos sobre a extinção dos animais ganham força. Três espécies foram selecionadas para estudar: tatu-bola, lobo-guará e macaco-aranha. Ao longo dos meses de maio e junho, a leitura e a pesquisa serão as ferramentas fundamentais para descobrir um pouco sobre cada animal.

E aí? Vocês sabiam que alguns animais brasileiros estão desaparecendo? E que o homem é um dos principais responsáveis por isso? Quem desmata? Quem realiza as queimadas? Quem caça? Quem polui? Mas o que podemos fazer para mudar tudo isto?

Discutir os problemas ambientais e as mudanças de comportamento social necessárias para revertê-los é uma preocupação da Escola Maternal e Infantil “A Hebraica”! Se a escola do seu filho tem ações como esta, mande para o Universo Jatobá. Vamos divulgar e criar uma rede de escolas sustentáveis!

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!