Universo-Jatoba-lenha-ecologica1

Conheça as vantagens da lenha ecológica

por Universo Jatoba

Casca de arroz, bagaço de cana, casca de amendoim, palha de trigo e serragem podem se transformar em lenha ecológica. Os chamados briquetes são fontes de matérias-primas que podem ser produzidos com resíduos agrícolas ou florestais e substituem a lenha convencional. De acordo com um levantamento da Embrapa, no país existem cerca de 20 indústrias que produzem cerca de 7,4 toneladas de briquetes por mês. Dessas indústrias, 40% estão em São Paulo e 35% estão concentradas na região Sul do Brasil.

O estado de São Paulo gera quase 10 milhões de metros cúbicos por ano de resíduos do processamento de madeira. Esse resíduo é o mais usado hoje em dia na produção de briquetes. No Brasil são produzidos cerca de 1,2 milhão de toneladas de briquetes por ano. Destes, 930 mil toneladas são de madeira e 272 mil toneladas são de resíduos agrícolas como bagaço de cana, palha e casca de arroz. O poder de calor dos briquetes é 1,8 vezes maior do que a lenha comum e o volume produzido equivale a aproximadamente 14 mil toneladas de lenha.

Os briquetes podem ser utilizados em locais que possuam forno a lenha, como padarias e pizzarias e também são úteis para quem tem uma lareira, um fogão a lenha ou uma churrasqueira em casa. Uma padaria que tem um forno pequeno usaria, em média, 3 toneladas de lenha por mês, o que equivalente a 1,5 toneladas de briquetes. “O melhor mercado para o briquete são as pizzarias que tenham forno a lenha. A gente identificou uma grande vantagem do uso do briquete porque é um produto que tem uma dimensão uniforme, ele é muito mais limpo do que a lenha porque ele vem ensacado, em sacos de 20kg mais ou menos, e o estabelecimento consegue ter uma maior higiene no espaço e isso tem sido um grande atrativo”, ressalta José Dilcio Rocha, pesquisador da Embrapa Agroenergia.

Universo-Jatoba-lenha-ecologica2

A lenha ecológica é uma alternativa ambientalmente correta, pois evita a derrubada de diversas árvores e também impede que vários resíduos sejam queimados a céu aberto ou jogados em lixões. A derrubada desenfreada da mata nativa brasileira castigou diversas regiões do país, por isso a lenha de mata nativa vem sendo substituída pela lenha de reflorestamento. Os briquetes duram até três vezes mais do que a lenha convencional e são até cinco vezes menores do que a lenha comum, o que facilita o transporte desse produto. Uma das vantagens do uso do briquete é a menor emissão de fumaça. “Ele faz menos fumaça que a lenha porque ele é super seco, é um produto industrializado, o que oferece a ele uma qualidade de queima mais limpa do que a lenha, ele tem uma maior concentração energética porque ele foi compactado”, comenta o pesquisador.

A produção de briquetes está se expandindo no Brasil. “Hoje a gente vê que esse mercado está remunerando mais o produtor e o distribuidor, isso agrega valor ao produto e incentiva essa nova cadeia produtiva”, afirma José Dilcio Rocha. A lenha ecológica pode ser encontrada em supermercados e empresas distribuidoras. O saco de 20Kg custa, em média, R$ 30. Se você tem uma lareira ou um forno a lenha em casa, utilize a lenha ecológica. A natureza agradece!

Fotos: Divulgação

Leia também

Tijolos ecológicos

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!