Ujatoba_BPT

Bicicleta para todos: apoie esta ideia

por Universo Jatoba

Você sabia que as bicicletas vendidas no Brasil são 230% mais caras do que no resto do mundo? E que 41% da produção nacional está na informalidade devido à alta tributação? Esses são apenas alguns dados fornecidos pelo “Bicicleta para todos”, uma rede de pessoas, empresas e entidades que querem ampliar o acesso do brasileiro à bicicleta.

O projeto quer a isenção do IPI para bicicletas e suas peças para estimular o mercado e fazer com que o valor final da bicicleta esteja mais ajustado ao bolso dos brasileiros. O IPI para bicicletas hoje é de 10%. Zerando este valor, as vendas aumentariam até 11,3%, o que significa mais arrecadação para o Governo Federal, através de outros tributos, mais pessoas pedalando e, principalmente, mais qualidade de vida.

Segundo dados do IBGE, 40% dos que a usam como meio de transporte no Brasil têm renda familiar de até R$ 1.200. São estes os brasileiros mais afetados pela alta tributação, que impede o acesso a produtos de mais qualidade e com valores mais justos, favorecendo a migração para outros meios de transporte, especialmente os motorizados.

Hoje o Brasil é o 3º maior produtor de bicicletas no mundo, perdendo apenas para a China e para a Índia. É o 5º maior consumidor de bicicletas no mundo, representando uma fatia de 4,4% do mercado internacional. Segundo o “Bicicleta para todos”, de 2008 para cá se vê um encolhimento gradual da produção e do consumo de bicicletas no Brasil, o que vai contra a tendência mundial, que aponta que a produção de bicicletas foi 2,6 vezes superior a de automóveis de 1970 até 2007.

Veja o vídeo

E você, é a favor da isenção do IPI das magrelas?

Clique aqui, confira os detalhes do abaixo-assinado e dê o seu apoio.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!