sb10064464f-001

Veja como afastar as moscas do seu cão

por Universo Jatoba

O tempo abafado é ideal para que as moscas fiquem rondando os animais de estimação e em muitas regiões do Brasil, faz calor o ano inteiro. A leitora Priscila Motta tem um cãozinho que sofre com isto e pediu a ajuda do Universo Jatobá para acabar com o problema que, além de incomodar, pode trazer doenças sérias.

Elas parecem inofensivas, mas podem causar pelo menos quatro doenças graves aos animais: a miíase e a berne, que fazem com que haja a perda de alguns tecidos (conjuntos de células) permanentemente, a leishmaniose, que prejudica a pele e os tecidos internos, e a dilofialariose, que afeta o coração. Qualquer uma delas, pode matar o bichinho.

Prevenir é melhor do que remediar. Então, mantenha a higiene do pet em dia. Conserve a higiene do lugar onde o cachorro fica e troque a água com mais frequência. Tanto a casinha quanto os potes de ração e água devem ficar em um lugar arejado e na sombra. O acúmulo de lixo em casa também atrai as indesejáveis moscas.

Universo-Jatoba-cao-moscas2

Preste atenção às feridas dos seus cãezinhos e, se encontrar alguma, cuide bem, porque as varejeiras, moscas que transmitem a miíase, depositam seus ovos justamente ali. Neste caso, o melhor é consultar um médico veterinário, pois ele saberá informar a melhor medicação para cada caso. Quando as moscas sumirem, o especialista também poderá ajudar indicando vermífugos para evitar qualquer problema maior.

Para afastar os insetos, existem repelentes naturais eficientes. A citronela, de preferência em spray, funciona bem como repelente, basta passá-la no ambiente mais usado pelo pet e até nele próprio, sempre com cuidado para não pegar no olho. A PetCompre vende este produto pela internet. Clique aqui. 

Outra opção é o uso de óleo essencial, que deve ser passado apenas no ambiente do cão. O óleo de lavanda é uma boa alternativa e pode ser adquirido em lojas de produtos naturais. Se você tem alguma sugestão, mande para o Universo Jatobá.

Fotos: Thinkstock

Leia também

Saiba como doar um bichinho de estimação

Animais de estimação podem auxiliar na recuperação médica

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!