Ujatoba_panela

Tire as manchas da panela de inox

por Universo Jatoba

As panelas de aço inoxidável são o sonho e, ao mesmo tempo, o pesadelo das donas de casa. É na hora da limpeza e da conservação que o bicho pega, pois elas precisam de uma atenção especial. A leitora Wilma Culler foi quem nos enviou uma mensagem dizendo que gostaria de uma solução para tirar aquele amarelado da panela.

Essa coloração, geralmente, surge do uso para frituras e há duas soluções fáceis, práticas e rápidas. O procedimento é o mesmo para as duas soluções, o que muda é só o ingrediente principal. Você escolhe se prefere utilizar detergente neutro ou bicarbonato de sódio.

Veja como fazer:

Coloque uma quantidade de água que ultrapasse a cobertura da mancha. Adicione um pouco de bicarbonato de sódio – em média 1 colher de chá, mas, atenção: depende do tamanho da mancha –  ou um pouco de detergente – mais ou menos 1 colher de sopa, o que também vai depender do tamanho da mancha.

Leve a panela com a solução para o fogo médio até ferver. Deixe agir por cinco minutos, desligue o fogo e espere esfriar para poder lavar a panela. Se perceber que a mancha ainda não saiu, repita o processo e lave com esponja macia e detergente.

Essa solução pode ser usada também para desgrudar os alimentos das panelas.

Agora, confira algumas dicas de uso e conservação:

– Siga sempre as instruções de primeira utilização, que acompanham as panelas.

– Cozinhe em fogo brando. Uma das características dessa panela é o seu melhor desempenho no preparo dos alimentos. Se utilizada em fogo alto, além de causar manchas escuras nas panelas, os alimentos ainda podem grudar.

– Assim que terminar de utilizar a panela, lave e enxugue para evitar as manchas de água.

– Não arear e não utilizar utensílios que possam estragar a panela. Dê preferência para talheres de silicone ou madeira.

– A mudança drástica de temperatura também pode deformar a sua panela. Portanto, nada de tirar do fogo e já colocar direto na água.

Gostou da dica? Mande também a sua sugestão.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!