universo-jatoba-ricardo-coluna-estoque

Qual a melhor época do ano para renovar o estoque de vinho?

por Ricardo Ganc

Assim como qualquer mercadoria, os preços dos vinhos variam conforme a oferta e a procura. Vinhos muito procurados, independente da qualidade, vão sempre cobrar um “extra” pela fama. É óbvio que a fama não vem sem a qualidade, mas aquela pesa no preço final. Mesmo o preço desses vinhos varia um pouco.

Agora, quando e como é o segredo.

A pior época pra se comprar é o mês de dezembro. Isso porque vinho é um presente fácil de se dar e cada vez mais popular. Confira minha coluna falando sobre “Como presentear com vinho” .

Pior ainda se for espumante. Aí, essa época do ano vai ser o pico do preço.

Porém, nada como um dia após o outro.

Janeiro e fevereiro  são o caos para as importadoras. Meses de férias, muitos viajam e, no nosso verão, vinho tinto cai como uma bomba!!

Não é à toa que as grandes promoções das lojas acontecem nesses meses. Hora de comprar!! Se for vinho tinto, mais ainda. Só é preciso tomar cuidado, pois eles aproveitam para colocar junto, vinhos passados. Não compre vinhos antigos, a não ser os que você conheça.

Depois disso, as promoções somem e só voltam a aparecer ao final de julho e início de agosto, quando o mesmo fenômeno de janeiro se repete, só que em menor escala. Nessa época, os vinhos brancos e os espumantes são a pedida.

Ou seja, se você tiver paciência e estiver disposto a garimpar um pouco, fará bons negócios

Cheers!

Dicas da semana Cabernet Sauvignon do Chile entre 50 e 100 reais:

2011 Cousino Macul Antiguas Reservas Cabernet Sauvignon, Maipo Valley, Chile.  Wine Enthusiast 89 Pts. 55-70 reais. WS 89 Pts. 55-70 reais.

2013 MontGras Reserva Cabernet Sauvignon, Colchagua Valley, Chile.

2009 Santa Helena Vernus Cabernet Sauvignon, Colchagua Valley, Chile. Steven Tanzer 89 Pts. 75-90 reais.

2008 Vina Casa Silva Los Lingues Gran Reserva Cabernet Sauvignon, Colchagua Valley, Chile. Steven Tanzer 91 Pts. 75-90 reais.

A ideia dessa coluna semanal é discutir, mesmo que rapidamente, aspectos práticos e interessantes sobre o infinito tema do vinho, de uma maneira descontraída e relaxada. Afinal de contas, vinho é sinônimo de prazer, amizade e descontração. Além disso, por ser um tema tão vasto, sugestões e dúvidas são muito bem vindas e servirão para nos guiar sobre o que o leitor quer discutir.

Foto: Thinkstock

Ricardo Leite Ganc é médico formado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro Titular das Sociedades Brasileira e Americana de Endoscopia Digestiva. Membro da Associação Brasileira de Sommeliers – São Paulo. Enófilo apaixonado há 15 anos. 

Ricardo Ganc escreve às sextas-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!