Universo_Jatoba_projetos_climatizar

Projetos sustentáveis: climatizar ainda é um desafio

por Adriana Noya

Um dos grandes desafios na hora de tentar projetar de forma sustentável é a necessidade de climatizar os ambientes. O conforto térmico é muito importante, mas os condicionadores de ar tem 2 aspectos a serem considerados: o consumo de energia é elevado, mesmos nos equipamentos mais eficientes, e ainda não se descobriu um gás refrigerante inócuo ao meio ambiente. Quando ele agride menos a camada de ozônio, contribui mais para o efeito estufa e vice-versa. Então, precisamos buscar formas de diminuir esta necessidade.

Em primeiro lugar, sempre levar o clima do local onde ser construída a edificação, tentar tirar partido das características, a incidência do sol, ventos e chuvas.

Barreiras arquitetônicas como beirais e brises funcionam de certa forma, mas eles também bloqueiam a luz, aumentando a necessidade de utilizar a iluminação artificial que também consome energia.

Um dos recursos que podemos dispor é a utilização de vidros inteligentes que podem deixar passar a luz, mas pode bloquear a entrada do calor da luz solar.

Outro recurso  bem eficiente é a utilização de coberturas verdes ou brancas. As verdes são verdes de plantas mesmo,  seriam coberturas ajardinadas. Os chamados telhados brancos são pinturas  na cor branca. Existem materiais específicos para este uso e a vantagem é que ele reflete a luz solar, diminuindo também a a temperatura interna da edificação. Um outro efeito benéfico destes recursos é uma diminuição no efeito ilhas de calor que existe nos centros urbanos, onde o calor da edificação se projeta em volta da mesma, aquecendo também as construções em volta dela.

Ainda temos as chamadas fachadas ventiladas. A ideia é revestir as fachadas de forma a criar uma camada circulante de ar entre a edificação e o revestimento externo, atuando como um isolante térmico.

 

Adriana Noya é Arquiteta e Urbanista, formada em 1990 pela UFBA, LEED Green Associate, trabalha com arquitetura e interiores residenciais, comerciais e corporativos, além de consultoria para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de orientação e certificação para construções sustentáveis desenvolvido pelo USGBC (United States Green Building Council).

Participou da mostra Casa Cor 2012, 2013 e 2014, sempre com ambientes de destaque. Recebeu premiações relacionadas à Sustentabilidade, como o Prêmio Casa Cor 2012 de Sustentabilidade e a Menção Honrosa no Prêmio Planeta Casa, uma iniciativa do Planeta Sustentável. www.adriananoya.eco.br

Adriana Noya escreve aos sábados aqui no Universo Jatobá. 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!