universo-jatoba-joia1

Projeto de jovens designers fomenta a reutilização de materiais na internet e através de oficinas

por Universo Jatoba

Criado no final de 2014, o Joia de Casa promove o conceito de Supraciclagem entre os seus seguidores na internet. Idealizado por duas amigas, as designers Ariane Protte e Camila Cortez, a proposta do projeto é reutilizar material descartado com o objetivo de aumentar o seu valor e torna-los úteis novamente ou até tê-los como itens de decoração.

O conceito de Supraciclagem trabalhado pelo projeto é a tradução do terno em inglês “upcycling” que se popularizou na internet no início dos anos 2000 influenciado pelo livro Caddle to Caddle – criar e recriar ilimitadamente, dos autores William McDonough e Michael Braungart. “A Supraciclagem trabalha em oposição à cultura do consumo encorajando pessoas a pensarem em uma nova forma de usar as coisas”, conta Ariane.

O projeto teve início com um blog em que as designers exploram suas inspirações, dão dicas de como reutilizar cada tipo de material do cotidiano, como potes de vidro, latas e papelão. Uma seção chamada “Faça você mesmo” ensina ao leitor como fazer algumas peças de própria autoria ou de outros designers. O Joia de Casa também esta presente nas redes sociais como o Facebook e o Instagram. “Queremos fazer com que as pessoas curtam e compartilhem nossas ideias para que o projeto possa crescer cada vez mais e conscientizar mais gente sobre a importância de reutilizar” diz Camila.

universo-jatoba-joia2

 

A essência de reutilizar é um dos R’s da Sustentabilidade (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) e essa prática promove o reaproveitamento ao invés do descarte. Segundo Ariane, por meio da Supraciclagem as pessoas podem gerar uma porção mínima de lixo. “Nosso desejo é deixar a nossa colaboração para a diminuição do impacto ambiental gerado pela cultura do consumo e do desperdício praticado nos dias de hoje” completa.

Entre os seguidores do Joia de Casa estão pessoas interessadas em sustentabilidade, artesanato e decoração criativa. “O nome faz referência às peças que temos em casa e que seriam descartadas, mas ao invés disso, são transformadas em um novo produto e com um novo valor maior do que o original. Uma verdadeira Joia.”, explicam as designers.

O Joia de Casa esteve presente na última edição da Virada Sustentável, que aconteceu no final de Agosto/2015, onde foram promovidas 3 oficinas de ecobags. As oficinas consistiram em ensinar e estimular os participantes sobre a reutilização de camisetas usadas e transformá-las em bolsas sustentáveis e esteticamente atraentes.

Para saber mais sobre o projeto acesse o blog e siga o Joia de Casa nas redes sociais.

Site: http://www.joiadecasa.com.br

Facebook: facebook.com/joiadecasa

Instagram: instagram.com/joiadecasablog

Twitter: twitter.com/joiadecasa

 

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!