Universo-Jatoba-ar-condicionado

Opções para reduzir o uso do ar-condicionado

por Adriana Noya

Está chegando o calor. Nesta época, aumentam muito as vendas de aparelhos de ar-condicionado. Mas não é somente ligar o ar e pronto, problema resolvido. Que tal tentarmos aplicar outras formas de reduzir o calor em nossas casas e diminuir o gasto energético com estes aparelhos?

Em uma construção nova, já podemos optar pela instalação de vidros inteligentes, que deixam passar a luz, mas filtram o calor. Se sua casa não tem estes vidros, é possível instalar nos vidros de janelas e coberturas películas com esta característica e, segundo o fornecedor, podem diminuir o calor em até 60%.

Outra opção, não tão eficiente, mas que também ajuda, é o uso de cortinas, principalmente as celulares, aquelas que parecem uma colmeia e formam uma camada de ar entre o envelope da construção e a área interna, funcionando como um isolante térmico.

Com os dois recursos combinados é ainda melhor. Com isto, vamos diminuir bastante a necessidade de ligar o ar-condicionado, que consome bastante energia. A diferença vem na conta de luz todo mês e o investimento com estas barreiras contra o calor é recuperado.

Fotos: Thinkstock

Adriana Noya é Arquiteta e Urbanista, formada em 1990 pela UFBA, LEED Green Associate, trabalha com arquitetura e interiores residenciais, comerciais e corporativos, além de consultoria para certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), um sistema de orientação e certificação para construções sustentáveis desenvolvido pelo USGBC (United States Green Building Council).

Participou da mostra Casa Cor 2012, 2013 e 2014, sempre com ambientes de destaque. Recebeu premiações relacionadas à Sustentabilidade, como o Prêmio Casa Cor 2012 de Sustentabilidade e a Menção Honrosa no Prêmio Planeta Casa, uma iniciativa do Planeta Sustentável. www.adriananoya.eco.br

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!