O que só o Brasil tem…

por Dennis Salim

Incrível o talento do pessoal do Favela Chic! Conseguiram produzir neste lounge, com sobras, o que muitos de nós decoradores, não conseguiriam com os mais “descolados” revestimentos e móveis. Gostoso de ficar, bom pra conversar, dividir uns goles de uma gelada, saborear coxinhas e misto quente.

Eu penso que é assim: o que provoca conforto em um espaço, é exatamente o que você tem como repertório estético, seu e, somente seu…

Vamos ver. No Brasil, temos um estranho comportamento – me refiro à decoração, pois ao restante não me atrevo a comentar – de assimilar o que é produzido em Milão, basicamente. Todo abril acontece uma revoada de decoradores à esta cidade, em busca de inspiração.

É realmente hipnotizante a qualidade do design italiano, punto e basta! Precisamos da Itália, para nos inspirar a provocar um mix de culturas e estética, mas não importar ambientes inteiros, os quais, foram criados em condições completamente diversas das nossas. Clima, espaço, economia, isto pra falar o básico das diferenças.

Mora aqui em nossas paragens o “Pitoresco”, este adjetivo que, em minha opinião, traduz a alma e o sonho estético brasileiro; é isto que todo “gringo” busca aqui.  Temos qualidade estética de sobra e isto pode gerar mais exportação do que temos de melhor, que a simples assimilação de verdades Milanesas.

Veja, é só ler em qualquer lugar, Alex Atala, Irmãos Campana, produzindo o Brasil com o que há de mais brasileiro…

 

Dennis Salim é arquiteto e urbanista, atua na área de arquitetura de interiores. Ministrou cursos de cenografia e atuou como cenógrafo e diretor de teatro.

Dennis Salim escreve às terças-feiras aqui no Universo Jatobá.

Fique Atualizado!

Insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do Universo Jatobá!

Quero receber!